Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Simone Maria Alves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rolim, Carmem Lucia Artioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479
Resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular. A mesma foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas no estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como aporte metodológico a observação participante, como guia de análise a microgenética e como fundamentos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 2012) e as proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento proposto por Vygotsky (1997, 2012). Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Nessa investigação lançamos o olhar sobre a prática pedagógica e a proposta de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados revelam que a atividade docente diferencia-se em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional, essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.
id METO-3_2daec4e0add94bd92166c76a67f49c40
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2479
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docenteFundamentos da educação; psicologia educacional;educação especial.Inclusão; Prática docente; Atividade.O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular. A mesma foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas no estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como aporte metodológico a observação participante, como guia de análise a microgenética e como fundamentos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 2012) e as proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento proposto por Vygotsky (1997, 2012). Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Nessa investigação lançamos o olhar sobre a prática pedagógica e a proposta de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados revelam que a atividade docente diferencia-se em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional, essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.Universidade Metodista de PiracicabaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqLima, Simone Maria Alves deRolim, Carmem Lucia Artioli2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/247910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p163-176Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 163-1762238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479/16732012-2014Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2479Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
title Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
spellingShingle Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
Lima, Simone Maria Alves de
Fundamentos da educação; psicologia educacional;educação especial.
Inclusão; Prática docente; Atividade.
title_short Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
title_full Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
title_fullStr Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
title_full_unstemmed Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
title_sort Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
author Lima, Simone Maria Alves de
author_facet Lima, Simone Maria Alves de
Rolim, Carmem Lucia Artioli
author_role author
author2 Rolim, Carmem Lucia Artioli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Simone Maria Alves de
Rolim, Carmem Lucia Artioli
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos da educação; psicologia educacional;educação especial.
Inclusão; Prática docente; Atividade.
topic Fundamentos da educação; psicologia educacional;educação especial.
Inclusão; Prática docente; Atividade.
description O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular. A mesma foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas no estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como aporte metodológico a observação participante, como guia de análise a microgenética e como fundamentos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 2012) e as proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento proposto por Vygotsky (1997, 2012). Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Nessa investigação lançamos o olhar sobre a prática pedagógica e a proposta de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados revelam que a atividade docente diferencia-se em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional, essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p163-176
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p163-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
2012-2014

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 163-176
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022329622528