Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docente
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479 |
Resumo: | O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular. A mesma foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas no estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como aporte metodológico a observação participante, como guia de análise a microgenética e como fundamentos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 2012) e as proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento proposto por Vygotsky (1997, 2012). Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Nessa investigação lançamos o olhar sobre a prática pedagógica e a proposta de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados revelam que a atividade docente diferencia-se em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional, essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios. |
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Contextos inclusivos: um olhar sobre a prática docenteFundamentos da educação; psicologia educacional;educação especial.Inclusão; Prática docente; Atividade.O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular. A mesma foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas no estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como aporte metodológico a observação participante, como guia de análise a microgenética e como fundamentos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 2012) e as proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento proposto por Vygotsky (1997, 2012). Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Nessa investigação lançamos o olhar sobre a prática pedagógica e a proposta de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados revelam que a atividade docente diferencia-se em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional, essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.Universidade Metodista de PiracicabaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqLima, Simone Maria Alves deRolim, Carmem Lucia Artioli2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/247910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p163-176Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 163-1762238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2479/16732012-2014Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2479Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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