A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Macêdo, Meriany Joana da Silva, Monteiro, Ane Siqueira, Veras, Daniele Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220
Resumo: Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.
id FAMA-0_048e57c4b532258ac64b7f27d00f4dfe
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/220
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEMEducação; Educação Especial.Surdos. Prática docente. Inclusão.Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Naamá Thais Rabelo Barboza daMacêdo, Meriany Joana da SilvaMonteiro, Ane SiqueiraVeras, Daniele Siqueira2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/22010.29031/pedf.v12i8.220Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 61-732178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220/263Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/220Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.824Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
title A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
spellingShingle A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da
Educação; Educação Especial.
Surdos. Prática docente. Inclusão.
title_short A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
title_full A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
title_fullStr A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
title_full_unstemmed A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
title_sort A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
author Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da
author_facet Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da
Macêdo, Meriany Joana da Silva
Monteiro, Ane Siqueira
Veras, Daniele Siqueira
author_role author
author2 Macêdo, Meriany Joana da Silva
Monteiro, Ane Siqueira
Veras, Daniele Siqueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da
Macêdo, Meriany Joana da Silva
Monteiro, Ane Siqueira
Veras, Daniele Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial.
Surdos. Prática docente. Inclusão.
topic Educação; Educação Especial.
Surdos. Prática docente. Inclusão.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.
description Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220
10.29031/pedf.v12i8.220
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220/263
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 61-73
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925917093888