Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2953 |
Resumo: | Historicamente, a Educação Infantil e a Educação Especial têm sido marcadas pela presença das instituições privado-assistenciais, nem sempre com características educacionais. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 (LDB/96) configurou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica brasileira e a Educação Especial como modalidade da Educação Escolar. Desde então, a escola é entendida como o lugar – por excelência – de toda e qualquer criança. Apesar da crescente cobertura do atendimento da educação infantil e da educação especial, decorrente de políticas implantadas desde o final dos anos 1990, trabalhos acadêmicos denunciam a quase inexistência de crianças com deficiência dentre a população matriculada na educação infantil. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a presença de crianças “da Educação Especial” na Educação Infantil, considerando o alcance do atendimento educacional especializado e a presença de instituições do setor público e do setor privado-assistencial na educação para essa faixa etária. Para este estudo, foram utilizados dados no INEP relativos a matrículas, tipos de escola e deficiência. O campo empírico foi o estado de Mato Grosso do Sul. As análises são fundamentadas na perspectiva materialista histórica, que concebe as políticas públicas como parte da organização do Estado para o gerenciamento de tensões sociais. |
id |
METO-3_30dfc1acc2cac1ba86dcb1f44eaa5520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2953 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do SulEducaçãoEducação especial; Aluno com deficiência; Política educacional; Indicadores educacionaisHistoricamente, a Educação Infantil e a Educação Especial têm sido marcadas pela presença das instituições privado-assistenciais, nem sempre com características educacionais. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 (LDB/96) configurou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica brasileira e a Educação Especial como modalidade da Educação Escolar. Desde então, a escola é entendida como o lugar – por excelência – de toda e qualquer criança. Apesar da crescente cobertura do atendimento da educação infantil e da educação especial, decorrente de políticas implantadas desde o final dos anos 1990, trabalhos acadêmicos denunciam a quase inexistência de crianças com deficiência dentre a população matriculada na educação infantil. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a presença de crianças “da Educação Especial” na Educação Infantil, considerando o alcance do atendimento educacional especializado e a presença de instituições do setor público e do setor privado-assistencial na educação para essa faixa etária. Para este estudo, foram utilizados dados no INEP relativos a matrículas, tipos de escola e deficiência. O campo empírico foi o estado de Mato Grosso do Sul. As análises são fundamentadas na perspectiva materialista histórica, que concebe as políticas públicas como parte da organização do Estado para o gerenciamento de tensões sociais.Universidade Metodista de PiracicabaCNPq/CAPES-Observatório da EducaçãoKassar, Monica de Carvalho MagalhãesMarcelo, Rondon Messias2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/295310.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp27-42Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 27-422238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2953/1874Mato Grosso do Sul - BrasilAnos 1990 - 2014Dados gerais de matrículas da Educação InfantilDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:18:01Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2953Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:18:01Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
title |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul Kassar, Monica de Carvalho Magalhães Educação Educação especial; Aluno com deficiência; Política educacional; Indicadores educacionais |
title_short |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
title_full |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul |
author |
Kassar, Monica de Carvalho Magalhães |
author_facet |
Kassar, Monica de Carvalho Magalhães Marcelo, Rondon Messias |
author_role |
author |
author2 |
Marcelo, Rondon Messias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq/CAPES-Observatório da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassar, Monica de Carvalho Magalhães Marcelo, Rondon Messias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial; Aluno com deficiência; Política educacional; Indicadores educacionais |
topic |
Educação Educação especial; Aluno com deficiência; Política educacional; Indicadores educacionais |
description |
Historicamente, a Educação Infantil e a Educação Especial têm sido marcadas pela presença das instituições privado-assistenciais, nem sempre com características educacionais. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 (LDB/96) configurou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica brasileira e a Educação Especial como modalidade da Educação Escolar. Desde então, a escola é entendida como o lugar – por excelência – de toda e qualquer criança. Apesar da crescente cobertura do atendimento da educação infantil e da educação especial, decorrente de políticas implantadas desde o final dos anos 1990, trabalhos acadêmicos denunciam a quase inexistência de crianças com deficiência dentre a população matriculada na educação infantil. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a presença de crianças “da Educação Especial” na Educação Infantil, considerando o alcance do atendimento educacional especializado e a presença de instituições do setor público e do setor privado-assistencial na educação para essa faixa etária. Para este estudo, foram utilizados dados no INEP relativos a matrículas, tipos de escola e deficiência. O campo empírico foi o estado de Mato Grosso do Sul. As análises são fundamentadas na perspectiva materialista histórica, que concebe as políticas públicas como parte da organização do Estado para o gerenciamento de tensões sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2953 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp27-42 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2953 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp27-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2953/1874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mato Grosso do Sul - Brasil Anos 1990 - 2014 Dados gerais de matrículas da Educação Infantil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 27-42 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022298165248 |