As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499 |
Resumo: | A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática. |
id |
VERACRUZ-0_00cfb326f1e26ef8222181a0b350084f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25499 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacherEducação especialsala de recurso multifuncionalatendimento educacional especializadoalunos com deficiências.A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2549910.34117/bjdv7n3-010Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 20975-20985Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 20975-20985Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 20975-209852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499/20308Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Magnólia Maria OliveiraFernandes, Rosely de Sousade Freitas, Marcos Randal Oliveira2022-03-29T12:14:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25499Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:55.828918Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
title |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
spellingShingle |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher Costa, Magnólia Maria Oliveira Educação especial sala de recurso multifuncional atendimento educacional especializado alunos com deficiências. |
title_short |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
title_full |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
title_fullStr |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
title_full_unstemmed |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
title_sort |
As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher |
author |
Costa, Magnólia Maria Oliveira |
author_facet |
Costa, Magnólia Maria Oliveira Fernandes, Rosely de Sousa de Freitas, Marcos Randal Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Rosely de Sousa de Freitas, Marcos Randal Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Magnólia Maria Oliveira Fernandes, Rosely de Sousa de Freitas, Marcos Randal Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial sala de recurso multifuncional atendimento educacional especializado alunos com deficiências. |
topic |
Educação especial sala de recurso multifuncional atendimento educacional especializado alunos com deficiências. |
description |
A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499 10.34117/bjdv7n3-010 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499/20308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 20975-20985 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 20975-20985 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 20975-20985 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645514664574976 |