As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Magnólia Maria Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Rosely de Sousa, de Freitas, Marcos Randal Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499
Resumo: A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática.
id VERACRUZ-0_00cfb326f1e26ef8222181a0b350084f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25499
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacherEducação especialsala de recurso multifuncionalatendimento educacional especializadoalunos com deficiências.A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2549910.34117/bjdv7n3-010Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 20975-20985Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 20975-20985Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 20975-209852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499/20308Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Magnólia Maria OliveiraFernandes, Rosely de Sousade Freitas, Marcos Randal Oliveira2022-03-29T12:14:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25499Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:55.828918Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
title As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
spellingShingle As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
Costa, Magnólia Maria Oliveira
Educação especial
sala de recurso multifuncional
atendimento educacional especializado
alunos com deficiências.
title_short As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
title_full As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
title_fullStr As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
title_full_unstemmed As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
title_sort As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher
author Costa, Magnólia Maria Oliveira
author_facet Costa, Magnólia Maria Oliveira
Fernandes, Rosely de Sousa
de Freitas, Marcos Randal Oliveira
author_role author
author2 Fernandes, Rosely de Sousa
de Freitas, Marcos Randal Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Magnólia Maria Oliveira
Fernandes, Rosely de Sousa
de Freitas, Marcos Randal Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
sala de recurso multifuncional
atendimento educacional especializado
alunos com deficiências.
topic Educação especial
sala de recurso multifuncional
atendimento educacional especializado
alunos com deficiências.
description A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499
10.34117/bjdv7n3-010
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25499/20308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 20975-20985
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 20975-20985
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 20975-20985
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645514664574976