A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschini Neto, Michel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245
Resumo: Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. 
id METO-3_31511e42f3ac5e65435d15d87e749425
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3245
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vêEducação; Educação em CiênciasEnsino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; TranslaçãoOs movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. Universidade Metodista de PiracicabaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Paschini Neto, MichelTommasiello, Maria Guiomar Carneiro2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/324510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 113-1242238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245/1917BrasilSéculo XXIEnsino de AstronomiaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3245Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
title A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
spellingShingle A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
Paschini Neto, Michel
Educação; Educação em Ciências
Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação
title_short A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
title_full A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
title_fullStr A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
title_full_unstemmed A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
title_sort A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
author Paschini Neto, Michel
author_facet Paschini Neto, Michel
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
author_role author
author2 Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschini Neto, Michel
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação em Ciências
Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação
topic Educação; Educação em Ciências
Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação
description Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245/1917
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Ensino de Astronomia
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 113-124
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021194014720