A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245 |
Resumo: | Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. |
id |
METO-3_31511e42f3ac5e65435d15d87e749425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3245 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vêEducação; Educação em CiênciasEnsino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; TranslaçãoOs movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. Universidade Metodista de PiracicabaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Paschini Neto, MichelTommasiello, Maria Guiomar Carneiro2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/324510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 113-1242238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245/1917BrasilSéculo XXIEnsino de AstronomiaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3245Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
title |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
spellingShingle |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê Paschini Neto, Michel Educação; Educação em Ciências Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação |
title_short |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
title_full |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
title_fullStr |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
title_full_unstemmed |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
title_sort |
A Rotação e a Translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê |
author |
Paschini Neto, Michel |
author_facet |
Paschini Neto, Michel Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschini Neto, Michel Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação em Ciências Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação |
topic |
Educação; Educação em Ciências Ensino de Astronomia; Movimentos da Terra; Rotação; Translação |
description |
Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da Astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, sobre os movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento sobre os modelos cosmológicos, sobre a História da Astronomia e sobre observação celeste, temas importantes para este estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3245/1917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Ensino de Astronomia |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 113-124 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021194014720 |