Simetria da reflexão, translação e rotação: uma abordagem através da robótica educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seghetto, Marlise
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5222
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da robótica educacional na aprendizagem da simetria da reflexão, translação e rotação. Para isto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática no período regular de ensino em uma turma de 30 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, fazendo uso do kit de robótica LEGO RCX 1.0. A fundamentação teórica baseia-se no construcionismo de Seymour Papert, observando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias e do pensamento computacional no ensino e aprendizagem, bem como a inclusão de conhecimentos sobre robótica educacional na Educação Básica. Os dados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e coletados através de observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados indicaram que a aprendizagem em torno do objeto do conhecimento simetrias de reflexão, translação e rotação, utilizando-se da robótica educacional, como ferramenta no processo ocorreu de maneira satisfatória.
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Os dados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e coletados através de observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados indicaram que a aprendizagem em torno do objeto do conhecimento simetrias de reflexão, translação e rotação, utilizando-se da robótica educacional, como ferramenta no processo ocorreu de maneira satisfatória.This work has as problematic verifying the possible contributions of educational robotics in learning the symmetry of reflection, translation and rotation. For this, a didactic sequence was elaborated and applied in the regular teaching period in a class of 30 students, from a public school, using the LEGO RCX 1.0 robotics kit. The theoretical foundation is based on Seymour Papert's constructionism, observing the guidelines of the Common National Curriculum Base on the use of technologies and computational thinking in teaching and learning, as well as the inclusion of knowledge about educational robotics in Basic Education. The research data were analyzed qualitatively and collected through eye observations, class diary registration and questionnaires before and after the intervention. The observed data indicated that learning around the object of knowledge, reflection, translation and rotation symmetries, using educational robotics as a tool in the process, was satisfactory.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-23T14:22:40Z No. of bitstreams: 1 SEGHETTO.pdf: 2831992 bytes, checksum: 6a63c1c805cd8058904576e606cd05a2 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-31T14:27:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SEGHETTO.pdf: 2831992 bytes, checksum: 6a63c1c805cd8058904576e606cd05a2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-31T14:27:35Z (GMT). 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