As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/877 |
Resumo: | O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. É preciso lembrar que tais alunos apresentam diversidade de procedência, dessa forma, tentar-se-á identificar as razões da escolha de um curso na área de formação de educadores em nível superior. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso e os procedimentos metodológicos que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Participaram da pesquisa os acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. O universo da pesquisa constituiu-se de 12 ingressantes (de um total de 30), destes, quatro acadêmicos de cada procedência concordaram em participar de forma anônima. A compreensão da diversidade de representação da clientela deverá contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. |
id |
UOES_2a27bf667fa204ad713842c9e288a004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/877 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogiaPedagogy course from the social representations and expectations of entrant studentsCurso de PedagogiaAlunos ingressantesRepresentações.Pedagogy CourseEntrant studentsRepresentations.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. É preciso lembrar que tais alunos apresentam diversidade de procedência, dessa forma, tentar-se-á identificar as razões da escolha de um curso na área de formação de educadores em nível superior. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso e os procedimentos metodológicos que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Participaram da pesquisa os acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. O universo da pesquisa constituiu-se de 12 ingressantes (de um total de 30), destes, quatro acadêmicos de cada procedência concordaram em participar de forma anônima. A compreensão da diversidade de representação da clientela deverá contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes.The interest in the topic covered in this research is due to the fact that students who begin the Pedagogy Course in a private College in Minas Gerais State, have a variety of profiles, thus, some are high school graduated, others majored in teaching courses (Professional Technical) and some work as teachers in kindergarten schools yet, and teach for the first grades of elementary school. Professors of the Education Course often bring to the course coordination difficulties they face in teaching to a group that has such diversity and heterogeneity. Thus, this study aimed to analyze the social representations and expectations of academic entrants of Pedagogy about the course, featuring a variety of profiles, trying to analyze the reasons for the choice of a course in teacher training in higher education. The research was configured in a qualitative approach, involving study of case. The research tools that facilitated achieving the intended goals were: semi-structured interviews, documented analysis procedures and testimonials. Students who participated in the research were selected by their profiles, thus, high school graduated academics, graduated for teaching (Professional Technical) and those who already work as teachers in kindergarten schools and first grades of elementary school. 30 entrants were chosen, four of each academic profile who agreed to participate anonymously. Understanding the diversity of perceptions and expectations of customers should help subsidize and rethink the pedagogical project of the Pedagogy Course focused in the research.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Moreira, Maria de Fátima SalumCPF:12107558825http://lattes.cnpq.br/4510140191730970Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Silva, Naime Souza2016-07-18T17:54:19Z2013-04-052012-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Naime Souza. Pedagogy course from the social representations and expectations of entrant students. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:55Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia Pedagogy course from the social representations and expectations of entrant students |
title |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
spellingShingle |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia Silva, Naime Souza Curso de Pedagogia Alunos ingressantes Representações. Pedagogy Course Entrant students Representations. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_full |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_fullStr |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_sort |
As representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
author |
Silva, Naime Souza |
author_facet |
Silva, Naime Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou CPF:12107141835 http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Moreira, Maria de Fátima Salum CPF:12107558825 http://lattes.cnpq.br/4510140191730970 Barros, Helena Faria de CPF:14746921849 http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naime Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Alunos ingressantes Representações. Pedagogy Course Entrant students Representations. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Curso de Pedagogia Alunos ingressantes Representações. Pedagogy Course Entrant students Representations. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. É preciso lembrar que tais alunos apresentam diversidade de procedência, dessa forma, tentar-se-á identificar as razões da escolha de um curso na área de formação de educadores em nível superior. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso e os procedimentos metodológicos que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Participaram da pesquisa os acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. O universo da pesquisa constituiu-se de 12 ingressantes (de um total de 30), destes, quatro acadêmicos de cada procedência concordaram em participar de forma anônima. A compreensão da diversidade de representação da clientela deverá contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-15 2013-04-05 2016-07-18T17:54:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Naime Souza. Pedagogy course from the social representations and expectations of entrant students. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/877 |
identifier_str_mv |
SILVA, Naime Souza. Pedagogy course from the social representations and expectations of entrant students. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159326552064 |