Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721 |
Resumo: | Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano – americanos na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EU, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, através de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita através da Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, através da conscientização de alunos e professores, dos resultados obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo. |
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Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de casoEducaçãoInterlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano – americanos na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EU, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, através de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita através da Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, através da conscientização de alunos e professores, dos resultados obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo. Universidade Metodista de PiracicabaCAPESIFCEUNESP.Gomes Bastos, Francisco Glaucode Lima, Jean CustódioArena, Dagoberto Buim2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/272110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p75-89Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 75-892238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721/1851AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2721Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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