Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Bastos, Francisco Glauco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Lima, Jean Custódio, Arena, Dagoberto Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721
Resumo: Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano – americanos na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EU, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, através de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita através da Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, através da conscientização de alunos e professores, dos resultados obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo.
id METO-3_384f5a09f38a6c9bcecb909d4accdfc3
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2721
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de casoEducaçãoInterlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano – americanos na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EU, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, através de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita através da Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, através da conscientização de alunos e professores, dos resultados obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo. Universidade Metodista de PiracicabaCAPESIFCEUNESP.Gomes Bastos, Francisco Glaucode Lima, Jean CustódioArena, Dagoberto Buim2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/272110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p75-89Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 75-892238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721/1851AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2721Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
title Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
spellingShingle Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
Gomes Bastos, Francisco Glauco
Educação
Interlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.
title_short Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
title_full Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
title_fullStr Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
title_sort Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso
author Gomes Bastos, Francisco Glauco
author_facet Gomes Bastos, Francisco Glauco
de Lima, Jean Custódio
Arena, Dagoberto Buim
author_role author
author2 de Lima, Jean Custódio
Arena, Dagoberto Buim
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
IFCE
UNESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Bastos, Francisco Glauco
de Lima, Jean Custódio
Arena, Dagoberto Buim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Interlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.
topic Educação
Interlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.
description Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano – americanos na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EU, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, através de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita através da Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, através da conscientização de alunos e professores, dos resultados obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p75-89
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p75-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2721/1851
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 75-89
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022333816832