Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977 |
Resumo: | Neste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino. |
id |
METO-3_5687f5d6d2309d63f505b72a46eff2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3977 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professoresEducaçãoProfessor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensinoNeste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino.Universidade Metodista de PiracicabaProfessores Coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de EducaçãoOliveira, Luciane Aparecida deChaluh, Laura Noemi2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Narrativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/397710.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 1-222238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977/2351BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3977Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
title |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
spellingShingle |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores Oliveira, Luciane Aparecida de Educação Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino |
title_short |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
title_full |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
title_fullStr |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
title_full_unstemmed |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
title_sort |
Professores Coordenadores sob o olhar dos professores |
author |
Oliveira, Luciane Aparecida de |
author_facet |
Oliveira, Luciane Aparecida de Chaluh, Laura Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Chaluh, Laura Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Professores Coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciane Aparecida de Chaluh, Laura Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino |
topic |
Educação Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino |
description |
Neste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977/2351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 1-22 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021867200512 |