Professores Coordenadores sob o olhar dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciane Aparecida de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977
Resumo: Neste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino.
id METO-3_5687f5d6d2309d63f505b72a46eff2ba
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3977
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Professores Coordenadores sob o olhar dos professoresEducaçãoProfessor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensinoNeste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino.Universidade Metodista de PiracicabaProfessores Coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de EducaçãoOliveira, Luciane Aparecida deChaluh, Laura Noemi2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Narrativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/397710.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 1-222238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977/2351BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3977Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
title Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
spellingShingle Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
Oliveira, Luciane Aparecida de
Educação
Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino
title_short Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
title_full Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
title_fullStr Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
title_full_unstemmed Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
title_sort Professores Coordenadores sob o olhar dos professores
author Oliveira, Luciane Aparecida de
author_facet Oliveira, Luciane Aparecida de
Chaluh, Laura Noemi
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Professores Coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciane Aparecida de
Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino
topic Educação
Professor Coordenador; Formação continuada; Rede de ensino
description Neste trabalho socializamos recorte de uma pesquisa que objetivou compreender a constituição dos professores coordenadores e da coordenadora pedagógica, considerando suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelecem com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa tematizou os desafios que esses sujeitos enfrentavam e que circulavam no interior de um Grupo de Estudos, sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica vinculada a SME. A perspectiva teórico-metodológica assumida foi a pesquisa narrativa. Neste trabalho, socializamos levantamento feito pelos professores coordenadores nas respectivas escolas que dizem das percepções dos professores em relação às atribuições dos primeiros. Explicitamos as lições aprendidas pela coordenadora pedagógica, responsável pelo Grupo de Estudos, que evidenciam as concepções de formação dos professores coordenadores e suas implicações ao pensar nos mesmos enquanto articuladoras da formação no contexto escolar. Para compor o trabalho trazemos os registros dos professores das escolas e da coordenadora pedagógica. O trabalho contribui para repensar os processos formativos no contexto de redes de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Narrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p1-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3977/2351
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 1-22
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021867200512