Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Neves Gonçalves, Raquel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jappe Goi, Mara Elisângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3741
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a Experimentação Investigativa no Ensino de Química nos artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013 e 2015. Para essa revisão foram realizadas as leituras nos artigos relacionados com a temática em que emergiram quatro categorias de análise: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e (iiii) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temática Específica. Nesta investigação foram encontrados cinquenta (50) artigos sobre Experimentação Investigativa em Química. Com a leitura dos artigos, pode-se constatar que a Experimentação Investigativa está sendo implementada na Educação Básica. Nesse documento tratar-se-á de duas das categorias sinalizadas: Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química e demonstram o seu potencial no processo de ensino e de aprendizagem.
id METO-3_57cbd29b354a95a84be7721e1a451434
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3741
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de QuímicaEducação: Ensino-AprendizagemRevisão de Literatura; Experimentação Investigativa; Educação Básica; Ensino de Química.Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a Experimentação Investigativa no Ensino de Química nos artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013 e 2015. Para essa revisão foram realizadas as leituras nos artigos relacionados com a temática em que emergiram quatro categorias de análise: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e (iiii) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temática Específica. Nesta investigação foram encontrados cinquenta (50) artigos sobre Experimentação Investigativa em Química. Com a leitura dos artigos, pode-se constatar que a Experimentação Investigativa está sendo implementada na Educação Básica. Nesse documento tratar-se-á de duas das categorias sinalizadas: Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química e demonstram o seu potencial no processo de ensino e de aprendizagem.Universidade Metodista de PiracicabaPereira Neves Gonçalves, RaquelJappe Goi, Mara Elisângela2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/374110.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p119-140Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 119-1402238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3741/2245Brasil;América do Sul.século XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3741Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
title Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
spellingShingle Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
Pereira Neves Gonçalves, Raquel
Educação: Ensino-Aprendizagem
Revisão de Literatura; Experimentação Investigativa; Educação Básica; Ensino de Química.
title_short Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
title_full Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
title_fullStr Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
title_full_unstemmed Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
title_sort Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química
author Pereira Neves Gonçalves, Raquel
author_facet Pereira Neves Gonçalves, Raquel
Jappe Goi, Mara Elisângela
author_role author
author2 Jappe Goi, Mara Elisângela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Neves Gonçalves, Raquel
Jappe Goi, Mara Elisângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação: Ensino-Aprendizagem
Revisão de Literatura; Experimentação Investigativa; Educação Básica; Ensino de Química.
topic Educação: Ensino-Aprendizagem
Revisão de Literatura; Experimentação Investigativa; Educação Básica; Ensino de Química.
description Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a Experimentação Investigativa no Ensino de Química nos artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013 e 2015. Para essa revisão foram realizadas as leituras nos artigos relacionados com a temática em que emergiram quatro categorias de análise: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e (iiii) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temática Específica. Nesta investigação foram encontrados cinquenta (50) artigos sobre Experimentação Investigativa em Química. Com a leitura dos artigos, pode-se constatar que a Experimentação Investigativa está sendo implementada na Educação Básica. Nesse documento tratar-se-á de duas das categorias sinalizadas: Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores e Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação Investigativa no Ensino de Química e demonstram o seu potencial no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3741
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p119-140
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3741
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p119-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3741/2245
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil;América do Sul.
século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 119-140
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021501247488