Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testoni, Leonardo André
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Locatelli, Solange Wagner, Martorano, Simone Alves de Assis, Santos, Marco Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571
Resumo: Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. 
id METO-3_585611631833cc6bfe987e5d629816cd
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4571
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativaEnsino - Ensino de CiênciasHistórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino InvestigativoHistórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. Universidade Metodista de PiracicabaTestoni, Leonardo AndréLocatelli, Solange WagnerMartorano, Simone Alves de AssisSantos, Marco Antônio dos2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/457110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 261-2772238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571/2531https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1503https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1644https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1679BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4571Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
title Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
spellingShingle Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
Testoni, Leonardo André
Ensino - Ensino de Ciências
Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo
title_short Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
title_full Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
title_fullStr Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
title_sort Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
author Testoni, Leonardo André
author_facet Testoni, Leonardo André
Locatelli, Solange Wagner
Martorano, Simone Alves de Assis
Santos, Marco Antônio dos
author_role author
author2 Locatelli, Solange Wagner
Martorano, Simone Alves de Assis
Santos, Marco Antônio dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Testoni, Leonardo André
Locatelli, Solange Wagner
Martorano, Simone Alves de Assis
Santos, Marco Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Ensino de Ciências
Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo
topic Ensino - Ensino de Ciências
Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo
description Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571/2531
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1503
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1644
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1679
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 261-277
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020014366720