Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571 |
Resumo: | Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. |
id |
METO-3_585611631833cc6bfe987e5d629816cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4571 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativaEnsino - Ensino de CiênciasHistórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino InvestigativoHistórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. Universidade Metodista de PiracicabaTestoni, Leonardo AndréLocatelli, Solange WagnerMartorano, Simone Alves de AssisSantos, Marco Antônio dos2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/457110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 261-2772238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571/2531https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1503https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1644https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1679BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4571Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
title |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa Testoni, Leonardo André Ensino - Ensino de Ciências Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo |
title_short |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
title_full |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
title_sort |
Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa |
author |
Testoni, Leonardo André |
author_facet |
Testoni, Leonardo André Locatelli, Solange Wagner Martorano, Simone Alves de Assis Santos, Marco Antônio dos |
author_role |
author |
author2 |
Locatelli, Solange Wagner Martorano, Simone Alves de Assis Santos, Marco Antônio dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Testoni, Leonardo André Locatelli, Solange Wagner Martorano, Simone Alves de Assis Santos, Marco Antônio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Ensino de Ciências Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo |
topic |
Ensino - Ensino de Ciências Histórias em Quadrinhos; Ensino de Química; Ensino Investigativo |
description |
Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p261-277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4571/2531 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1503 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1644 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4571/1679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 261-277 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020014366720 |