Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Amanda Rederd, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79394
Resumo: Orientador: Guilherme Sippel Machado
id UFPR_18c40fe4af00c2d01f6a1d98c4a3874b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79394
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cândido, Amanda Rederd, 1991-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaMachado, Guilherme Sippel, 1985-2022-10-10T16:19:07Z2022-10-10T16:19:07Z2019https://hdl.handle.net/1884/79394Orientador: Guilherme Sippel MachadoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudo do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química.Inclui referênciasResumo : Embora existam vários estudos sobre histórias em quadrinhos (HQs), existem poucos produzidos com conceitos de química, e este trabalho apresenta uma produção de histórias em quadrinhos feito pelos próprios alunos, através de inúmeros experimentos realizados em sala de aula, que tomaram como base para a construção das eventuais histórias. Para atingir esta finalidade, o trabalho foi aplicado em turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná. A aplicação foi dividida em duas etapas: na primeira fase, foram aplicados inúmeros experimentos utilizando temas variados, como por exemplo a capilaridade, reações químicas e densidade, tendo como objetivo verificar se, com a realização dos experimentos, os alunos conseguiriam produzir HQs, ajudando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. Na segunda fase, os alunos produziram histórias em quadrinhos, utilizando os mesmos conceitos dos experimentos que lhes fora aplicado. O resultado foi satisfatório, despertou-se a curiosidade e a sede de entender como e o porquê ocorrem na química, isso indicou que experimentos e HQs são boas alternativas para o ensino de química, e que a apropriação do conhecimento pode ser muito maior quando materializado, e não só ilustrado.1 recurso online : PDF.application/pdfQuímica - Estudo e ensinoHistórias em quadrinhosHistórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCANDIDO, Amanda Rederd.pdfapplication/pdf2026842https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79394/1/CANDIDO%2c%20Amanda%20Rederd.pdfadf1eabbbe04498b6b6d98674e2928d9MD51open access1884/793942022-10-10 13:19:08.021open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79394Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-10T16:19:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
title Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
spellingShingle Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
Cândido, Amanda Rederd, 1991-
Química - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
title_short Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
title_full Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
title_fullStr Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
title_full_unstemmed Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
title_sort Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
author Cândido, Amanda Rederd, 1991-
author_facet Cândido, Amanda Rederd, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Amanda Rederd, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Guilherme Sippel, 1985-
contributor_str_mv Machado, Guilherme Sippel, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
topic Química - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
description Orientador: Guilherme Sippel Machado
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-10T16:19:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-10T16:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79394
url https://hdl.handle.net/1884/79394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79394/1/CANDIDO%2c%20Amanda%20Rederd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv adf1eabbbe04498b6b6d98674e2928d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898843282997248