Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79394 |
Resumo: | Orientador: Guilherme Sippel Machado |
id |
UFPR_18c40fe4af00c2d01f6a1d98c4a3874b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79394 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cândido, Amanda Rederd, 1991-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaMachado, Guilherme Sippel, 1985-2022-10-10T16:19:07Z2022-10-10T16:19:07Z2019https://hdl.handle.net/1884/79394Orientador: Guilherme Sippel MachadoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudo do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química.Inclui referênciasResumo : Embora existam vários estudos sobre histórias em quadrinhos (HQs), existem poucos produzidos com conceitos de química, e este trabalho apresenta uma produção de histórias em quadrinhos feito pelos próprios alunos, através de inúmeros experimentos realizados em sala de aula, que tomaram como base para a construção das eventuais histórias. Para atingir esta finalidade, o trabalho foi aplicado em turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná. A aplicação foi dividida em duas etapas: na primeira fase, foram aplicados inúmeros experimentos utilizando temas variados, como por exemplo a capilaridade, reações químicas e densidade, tendo como objetivo verificar se, com a realização dos experimentos, os alunos conseguiriam produzir HQs, ajudando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. Na segunda fase, os alunos produziram histórias em quadrinhos, utilizando os mesmos conceitos dos experimentos que lhes fora aplicado. O resultado foi satisfatório, despertou-se a curiosidade e a sede de entender como e o porquê ocorrem na química, isso indicou que experimentos e HQs são boas alternativas para o ensino de química, e que a apropriação do conhecimento pode ser muito maior quando materializado, e não só ilustrado.1 recurso online : PDF.application/pdfQuímica - Estudo e ensinoHistórias em quadrinhosHistórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCANDIDO, Amanda Rederd.pdfapplication/pdf2026842https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79394/1/CANDIDO%2c%20Amanda%20Rederd.pdfadf1eabbbe04498b6b6d98674e2928d9MD51open access1884/793942022-10-10 13:19:08.021open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79394Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-10T16:19:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
title |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
spellingShingle |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química Cândido, Amanda Rederd, 1991- Química - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos |
title_short |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
title_full |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
title_fullStr |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
title_full_unstemmed |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
title_sort |
Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química |
author |
Cândido, Amanda Rederd, 1991- |
author_facet |
Cândido, Amanda Rederd, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Amanda Rederd, 1991- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Guilherme Sippel, 1985- |
contributor_str_mv |
Machado, Guilherme Sippel, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos |
topic |
Química - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos |
description |
Orientador: Guilherme Sippel Machado |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-10T16:19:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-10T16:19:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79394 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79394/1/CANDIDO%2c%20Amanda%20Rederd.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adf1eabbbe04498b6b6d98674e2928d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898843282997248 |