Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Glória
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Figueiredo, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10512
Resumo: A importância que as actividades experimentais de natureza investigativa assumem na aprendizagem das ciências, no Ensino Básico, depende, sobretudo, da sua consistência com os objectivos da Educação em Ciência e do envolvimento do aluno. O estudo das suas vantagens, relativamente a uma metodologia tradicional, constituiu o objectivo central deste estudo que incidiu no tema Reacções Químicas e envolveu duas turmas de 8º ano. O estudo desenvolveu-se segundo um desenho quasi-experimental, tendo a recolha de dados sido efectuada através de um Inquérito por questionário e de registos de aula efectuados pela professora/investigadora. O estudo decorreu durante o ano lectivo 2009/2010, tendo sido desenvolvidas, pelo Grupo experimental, actividades experimentais no âmbito dos temas: Reacções Ácido – Base, Reacções de Precipitação e Reacções de Oxidação – Redução. As actividades foram realizadas pelos alunos do Grupo Experimental, seguindo uma metodologia investigativa, enquanto no Grupo de Controlo foram desenvolvidas as actividades propostas seguindo uma metodologia tradicional, a partir do fornecimento de um protocolo experimental. Os resultados obtidos revelaram, a existência de algumas dificuldades na selecção e síntese da informação e na comunicação de resultados, mas evidenciaram opiniões bastante favoráveis dos alunos do Grupo Experimental. Puseram ainda em evidência o papel determinante da reflexão, antes, durante e após a realização da actividade e indicaram desenvolvimento conceptual e procedimental significativo, relativamente ao tema desenvolvido. Foi ainda possível concluir que a metodologia utilizada permitiu aos alunos desenvolver um conjunto de competências essenciais, tais como a autonomia, as capacidades de pensamento e de formulação de questões e de hipóteses explicativas, bem como de comunicação e discussão de resultados.
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