Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196 |
Resumo: | Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa. A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social. |
id |
METO-3_5a0eacce3624a7116fc6414fc97ae217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704196 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográficaEducaçãoFormação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica.Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa. A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social.Universidade Metodista de PiracicabaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)Brazier, FabioRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170419610.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 287-3062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196/2626BrasilEducação.Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704196Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
title |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
spellingShingle |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica Brazier, Fabio Educação Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica. |
title_short |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
title_full |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
title_fullStr |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
title_sort |
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica |
author |
Brazier, Fabio |
author_facet |
Brazier, Fabio Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazier, Fabio Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica. |
topic |
Educação Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica. |
description |
Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa. A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196/2626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 287-306 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020024852480 |