Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazier, Fabio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196
Resumo: Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa.  A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social.
id METO-3_5a0eacce3624a7116fc6414fc97ae217
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704196
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográficaEducaçãoFormação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica.Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa.  A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social.Universidade Metodista de PiracicabaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)Brazier, FabioRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170419610.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 287-3062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196/2626BrasilEducação.Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704196Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
title Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
spellingShingle Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
Brazier, Fabio
Educação
Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica.
title_short Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
title_full Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
title_fullStr Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
title_sort Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: uma análise bibliográfica
author Brazier, Fabio
author_facet Brazier, Fabio
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author_role author
author2 Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazier, Fabio
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica.
topic Educação
Formação Docente; Vigotski; Pesquisa bibliográfica.
description Este estudo busca identificar o que revelam as pesquisas realizadas no período entre 2000 a 2018, sobre a formação continuada de professores, com fundamentação teórica na abordagem histórico-cultural. Para alcançar esse objetivo foi feita pesquisa bibliográfica parametrizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio do levantamento realizado foi possível mapear tendências de apropriações teóricas no campo da formação de professores, identificando elementos que caracterizem os processos formativos adotados, quais as temáticas abordadas, segmentos pesquisados e os principais conceitos teóricos utilizados para tratar a questão formativa.  A análise aponta para a presença de ações formativas baseadas na abordagem histórico-cultural, com predominância de estudos envolvendo práticas pedagógicas, no segmento do Ensino Fundamental. No entanto, essas ainda necessitam de uma elaboração teórica mais adensada especificando os conceitos teóricos assumidos, bem como a compreensão do desenvolvimento humano como processo histórico, cultural e social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p287-306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704196/2626
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 287-306
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020024852480