Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vivian, Marcelo Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Goi, Mara Elisângela Jappe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555
Resumo: Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento.
id METO-3_5ad70346484c4c476ca5881384858698
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4555
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do SulEnsinoFormação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação.Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento.Universidade Metodista de PiracicabaVivian, Marcelo FonsecaGoi, Mara Elisângela Jappe2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/455510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 243-2602238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555/2530Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4555Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
title Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
spellingShingle Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
Vivian, Marcelo Fonseca
Ensino
Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação.
title_short Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
title_full Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
title_fullStr Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
title_sort Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
author Vivian, Marcelo Fonseca
author_facet Vivian, Marcelo Fonseca
Goi, Mara Elisângela Jappe
author_role author
author2 Goi, Mara Elisângela Jappe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vivian, Marcelo Fonseca
Goi, Mara Elisângela Jappe
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação.
topic Ensino
Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação.
description Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555/2530
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 243-260
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022342205440