Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555 |
Resumo: | Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento. |
id |
METO-3_5ad70346484c4c476ca5881384858698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4555 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do SulEnsinoFormação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação.Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento.Universidade Metodista de PiracicabaVivian, Marcelo FonsecaGoi, Mara Elisângela Jappe2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/455510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 243-2602238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555/2530Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4555Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
title |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul Vivian, Marcelo Fonseca Ensino Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação. |
title_short |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
title_full |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul |
author |
Vivian, Marcelo Fonseca |
author_facet |
Vivian, Marcelo Fonseca Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_role |
author |
author2 |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vivian, Marcelo Fonseca Goi, Mara Elisângela Jappe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação. |
topic |
Ensino Formação continuada de professores; Ciências da Natureza; Educação Básica; Coordenadorias Regionais de Educação. |
description |
Considerando que educação e formação docente são atividades que possuem relações de dependências com as mudanças sociais e que a valorização docente é um dos fatores para a solução de problemas na educação, percebe-se a relevância da qualidade da formação inicial e continuada de professores. Neste sentido, destaca-se a importância de pesquisas acerca das iniciativas de formação continuada como forma de conhecer tais ações, assim como de fornecer subsídios para formações futuras. Sabendo-se da relevância do Estado na promoção de iniciativas de formação continuada, apresenta-se neste trabalho dados de uma pesquisa realizada em quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e como instrumento de produção de dados utilizou-se um questionário, composto por questões de múltipla escolha e descritivas, abordando a temática “formação continuada de professores”. As questões visam obter informações sobre o desenvolvimento das ações de formação continuada, não envolvendo aspectos pessoais A partir da pesquisa foi possível observar aspectos referentes às características gerais de ações de formação continuada, assuntos abordados e existência de formação específica para professores de cada área do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4555/2530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 243-260 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022342205440 |