Formação continuada de professores: experiências em alguns países

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prada, Luis Eduardo Alvarado
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584
Resumo: Este é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. 
id UNICAMP-19_0f3ad54d2a93209f3e795997f950e4dc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/584
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: experiências em alguns paísesProfessores. Formação continuada. Educação. Capacitação.Formação continuadaEste é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/58410.20396/etd.v2i3.584ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-1161676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584/599Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrada, Luis Eduardo Alvarado2017-03-20T13:22:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/584Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:31.681692ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: experiências em alguns países
title Formação continuada de professores: experiências em alguns países
spellingShingle Formação continuada de professores: experiências em alguns países
Prada, Luis Eduardo Alvarado
Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação.
Formação continuada
title_short Formação continuada de professores: experiências em alguns países
title_full Formação continuada de professores: experiências em alguns países
title_fullStr Formação continuada de professores: experiências em alguns países
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: experiências em alguns países
title_sort Formação continuada de professores: experiências em alguns países
author Prada, Luis Eduardo Alvarado
author_facet Prada, Luis Eduardo Alvarado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prada, Luis Eduardo Alvarado
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação.
Formação continuada
topic Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação.
Formação continuada
description Este é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584
10.20396/etd.v2i3.584
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i3.584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584/599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650186752000