Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Omura, Juliana Bastos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: kuhnen, Mirian, de Arruda, Marina Patricio, Locks, Geraldo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122
Resumo: Criada pelo Ministério da Saúde a Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma estratégia de transformação dos processos formativos voltados às necessidades do SUS, considerando que a grande dificuldade desse sistema se encontra na falta de qualificação de profissionais e consolidação dos processos formativos em saúde. O estudo descreve o processo de desenvolvimento da estratégia de educação permanente de um município de médio porte do sul do Brasil, no cotidiano das unidades de saúde. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, realizado em 14 unidades de saúde da família, com a amostra de conveniência de 208 profissionais da estratégia de saúde da família. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado.  A análise dos dados indicou que a educação permanente em saúde muitas vezes é destinada a reuniões de equipe, discussões sobre encaminhamentos e distribuição do trabalho. Tal proposta impede a reflexão sobre prática profissional, a troca de experiências, a reorganização dos serviços de saúde e o comprometimento da equipe com a mudança do paradigma de saúde. Sendo assim, a educação permanente que deveria contribuir no fortalecimento e consolidação do SUS segue como uma estratégia ainda insuficiente para consolidação da reforma sanitária. ABSTRACTCreated by the Ministry of Health, the Permanent health education is presented as a strategy for transformation of formative processes focused on the necessities of SUS, considering that the biggest difficulty of this system is the lack of professional qualification and consolidation of training processes in health. The study describes developing process of strategy of continuing education a medium size city in Southern Brazil, in the daily health units. Treat a cross sectional study, quali-quantitative character, conducted in 14 primary health of the Family, with the convenience sample of 208 professionals in the health strategy of the Family. Data were gathered from the application of a semi-structured questionnaire. The analysis of the data indicated that the permanent education in health is oftentime intended at team meetings, discussions about referrals and distribution of work. This proposal prevents reflection on professional practice, exchange of experiences, the reorganization of health services and team commitment to changing the paradigm of health. Thus, the continuing education should contribute to the strengthening and consolidation of the SUS proceeds as a yet insufficient strategy for the health reform.  Key Words: Family Health – continuing education - Unified Health System (SUS).
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