Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122 |
Resumo: | Criada pelo Ministério da Saúde a Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma estratégia de transformação dos processos formativos voltados às necessidades do SUS, considerando que a grande dificuldade desse sistema se encontra na falta de qualificação de profissionais e consolidação dos processos formativos em saúde. O estudo descreve o processo de desenvolvimento da estratégia de educação permanente de um município de médio porte do sul do Brasil, no cotidiano das unidades de saúde. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, realizado em 14 unidades de saúde da família, com a amostra de conveniência de 208 profissionais da estratégia de saúde da família. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado. A análise dos dados indicou que a educação permanente em saúde muitas vezes é destinada a reuniões de equipe, discussões sobre encaminhamentos e distribuição do trabalho. Tal proposta impede a reflexão sobre prática profissional, a troca de experiências, a reorganização dos serviços de saúde e o comprometimento da equipe com a mudança do paradigma de saúde. Sendo assim, a educação permanente que deveria contribuir no fortalecimento e consolidação do SUS segue como uma estratégia ainda insuficiente para consolidação da reforma sanitária. ABSTRACTCreated by the Ministry of Health, the Permanent health education is presented as a strategy for transformation of formative processes focused on the necessities of SUS, considering that the biggest difficulty of this system is the lack of professional qualification and consolidation of training processes in health. The study describes developing process of strategy of continuing education a medium size city in Southern Brazil, in the daily health units. Treat a cross sectional study, quali-quantitative character, conducted in 14 primary health of the Family, with the convenience sample of 208 professionals in the health strategy of the Family. Data were gathered from the application of a semi-structured questionnaire. The analysis of the data indicated that the permanent education in health is oftentime intended at team meetings, discussions about referrals and distribution of work. This proposal prevents reflection on professional practice, exchange of experiences, the reorganization of health services and team commitment to changing the paradigm of health. Thus, the continuing education should contribute to the strengthening and consolidation of the SUS proceeds as a yet insufficient strategy for the health reform. Key Words: Family Health – continuing education - Unified Health System (SUS). |
id |
METO-3_67ef7aab18faae5f638210ad2e2225c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2122 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúdePalavras-chave: Educação permanente– Saúde da Família – SUSCriada pelo Ministério da Saúde a Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma estratégia de transformação dos processos formativos voltados às necessidades do SUS, considerando que a grande dificuldade desse sistema se encontra na falta de qualificação de profissionais e consolidação dos processos formativos em saúde. O estudo descreve o processo de desenvolvimento da estratégia de educação permanente de um município de médio porte do sul do Brasil, no cotidiano das unidades de saúde. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, realizado em 14 unidades de saúde da família, com a amostra de conveniência de 208 profissionais da estratégia de saúde da família. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado. A análise dos dados indicou que a educação permanente em saúde muitas vezes é destinada a reuniões de equipe, discussões sobre encaminhamentos e distribuição do trabalho. Tal proposta impede a reflexão sobre prática profissional, a troca de experiências, a reorganização dos serviços de saúde e o comprometimento da equipe com a mudança do paradigma de saúde. Sendo assim, a educação permanente que deveria contribuir no fortalecimento e consolidação do SUS segue como uma estratégia ainda insuficiente para consolidação da reforma sanitária. ABSTRACTCreated by the Ministry of Health, the Permanent health education is presented as a strategy for transformation of formative processes focused on the necessities of SUS, considering that the biggest difficulty of this system is the lack of professional qualification and consolidation of training processes in health. The study describes developing process of strategy of continuing education a medium size city in Southern Brazil, in the daily health units. Treat a cross sectional study, quali-quantitative character, conducted in 14 primary health of the Family, with the convenience sample of 208 professionals in the health strategy of the Family. Data were gathered from the application of a semi-structured questionnaire. The analysis of the data indicated that the permanent education in health is oftentime intended at team meetings, discussions about referrals and distribution of work. This proposal prevents reflection on professional practice, exchange of experiences, the reorganization of health services and team commitment to changing the paradigm of health. Thus, the continuing education should contribute to the strengthening and consolidation of the SUS proceeds as a yet insufficient strategy for the health reform. Key Words: Family Health – continuing education - Unified Health System (SUS).Universidade Metodista de PiracicabaFapesc/CNPqBastos Omura, Juliana Bastoskuhnen, Miriande Arruda, Marina PatricioLocks, Geraldo Augusto2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/212210.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p211-226Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 211-2262238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122/1502Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:48:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2122Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:48:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
title |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
spellingShingle |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde Bastos Omura, Juliana Bastos Palavras-chave: Educação permanente– Saúde da Família – SUS |
title_short |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
title_full |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
title_fullStr |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
title_full_unstemmed |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
title_sort |
Educação permanente na estratégia de saúde da família: desafio dos processos formativos em saúde |
author |
Bastos Omura, Juliana Bastos |
author_facet |
Bastos Omura, Juliana Bastos kuhnen, Mirian de Arruda, Marina Patricio Locks, Geraldo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
kuhnen, Mirian de Arruda, Marina Patricio Locks, Geraldo Augusto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapesc/CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos Omura, Juliana Bastos kuhnen, Mirian de Arruda, Marina Patricio Locks, Geraldo Augusto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Educação permanente– Saúde da Família – SUS |
topic |
Palavras-chave: Educação permanente– Saúde da Família – SUS |
description |
Criada pelo Ministério da Saúde a Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma estratégia de transformação dos processos formativos voltados às necessidades do SUS, considerando que a grande dificuldade desse sistema se encontra na falta de qualificação de profissionais e consolidação dos processos formativos em saúde. O estudo descreve o processo de desenvolvimento da estratégia de educação permanente de um município de médio porte do sul do Brasil, no cotidiano das unidades de saúde. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, realizado em 14 unidades de saúde da família, com a amostra de conveniência de 208 profissionais da estratégia de saúde da família. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado. A análise dos dados indicou que a educação permanente em saúde muitas vezes é destinada a reuniões de equipe, discussões sobre encaminhamentos e distribuição do trabalho. Tal proposta impede a reflexão sobre prática profissional, a troca de experiências, a reorganização dos serviços de saúde e o comprometimento da equipe com a mudança do paradigma de saúde. Sendo assim, a educação permanente que deveria contribuir no fortalecimento e consolidação do SUS segue como uma estratégia ainda insuficiente para consolidação da reforma sanitária. ABSTRACTCreated by the Ministry of Health, the Permanent health education is presented as a strategy for transformation of formative processes focused on the necessities of SUS, considering that the biggest difficulty of this system is the lack of professional qualification and consolidation of training processes in health. The study describes developing process of strategy of continuing education a medium size city in Southern Brazil, in the daily health units. Treat a cross sectional study, quali-quantitative character, conducted in 14 primary health of the Family, with the convenience sample of 208 professionals in the health strategy of the Family. Data were gathered from the application of a semi-structured questionnaire. The analysis of the data indicated that the permanent education in health is oftentime intended at team meetings, discussions about referrals and distribution of work. This proposal prevents reflection on professional practice, exchange of experiences, the reorganization of health services and team commitment to changing the paradigm of health. Thus, the continuing education should contribute to the strengthening and consolidation of the SUS proceeds as a yet insufficient strategy for the health reform. Key Words: Family Health – continuing education - Unified Health System (SUS). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p211-226 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p211-226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2122/1502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 211-226 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021631270912 |