Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829 |
Resumo: | A formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores. |
id |
METO-3_70fc262060c8d66eae4050531c609ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3829 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissionalEducaçãoProfessor Iniciante; Identidade Docente, Ensino FundamentalA formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores.Universidade Metodista de PiracicabaPessoa, Tânia Cristina SilvaGebran, Raimunda Abou2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/382910.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 81-1012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829/2249BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3829Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
title |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
spellingShingle |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional Pessoa, Tânia Cristina Silva Educação Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental |
title_short |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
title_full |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
title_fullStr |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
title_full_unstemmed |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
title_sort |
Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional |
author |
Pessoa, Tânia Cristina Silva |
author_facet |
Pessoa, Tânia Cristina Silva Gebran, Raimunda Abou |
author_role |
author |
author2 |
Gebran, Raimunda Abou |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Tânia Cristina Silva Gebran, Raimunda Abou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental |
topic |
Educação Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental |
description |
A formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829/2249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 81-101 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021626028033 |