Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Tânia Cristina Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gebran, Raimunda Abou
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829
Resumo: A formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores.
id METO-3_70fc262060c8d66eae4050531c609ec6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3829
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissionalEducaçãoProfessor Iniciante; Identidade Docente, Ensino FundamentalA formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores.Universidade Metodista de PiracicabaPessoa, Tânia Cristina SilvaGebran, Raimunda Abou2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/382910.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 81-1012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829/2249BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3829Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
title Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
spellingShingle Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
Pessoa, Tânia Cristina Silva
Educação
Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental
title_short Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
title_full Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
title_fullStr Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
title_full_unstemmed Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
title_sort Professores iniciantes e sua inserção no espaço escolar: a construção da identidade profissional
author Pessoa, Tânia Cristina Silva
author_facet Pessoa, Tânia Cristina Silva
Gebran, Raimunda Abou
author_role author
author2 Gebran, Raimunda Abou
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Tânia Cristina Silva
Gebran, Raimunda Abou
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental
topic Educação
Professor Iniciante; Identidade Docente, Ensino Fundamental
description A formação e atuação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção de sua identidade profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante no momento de sua inserção na carreira, bem como compreender os conflitos e dificuldades deste processo. Configurou-se como pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo e para coleta de dados foi aplicado questionário e realizada entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes. Os resultados revelaram que os professores analisam os limites da sua formação inicial, sofrem o “choque com a realidade”; desejam aprimorar o seu trabalho para a construção de sua identidade profissional e entendem a formação continuada como necessária para a profissão. O estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre políticas de apoio ao professor iniciante e processos de formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p81-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3829/2249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 81-101
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021626028033