Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, D.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seabra, F., Goulão, M. F., Henriques, S., Cardoso, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14885
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
id RCAP_2f88ec09aadcb9858dff421c1fe57d66
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade AbertaPermanênciaEnsino superiorEducação a distânciaEstilos de aprendizagemO estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.Universidade da Coruña e Universidade do Minho2018-01-08T12:35:32Z2017-01-01T00:00:00Z20172019-04-04T16:39:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/14885por1138-166310.17979/reipe.2017.0.12.2889Barros, D.Seabra, F.Goulão, M. F.Henriques, S.Cardoso, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:05.644459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
title Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
spellingShingle Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
Barros, D.
Permanência
Ensino superior
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
title_short Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
title_full Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
title_fullStr Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
title_sort Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: licenciatura em educação da Universidade Aberta
author Barros, D.
author_facet Barros, D.
Seabra, F.
Goulão, M. F.
Henriques, S.
Cardoso, T.
author_role author
author2 Seabra, F.
Goulão, M. F.
Henriques, S.
Cardoso, T.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, D.
Seabra, F.
Goulão, M. F.
Henriques, S.
Cardoso, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Permanência
Ensino superior
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
topic Permanência
Ensino superior
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
description O estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-01-08T12:35:32Z
2019-04-04T16:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/14885
url http://hdl.handle.net/10071/14885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
10.17979/reipe.2017.0.12.2889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña e Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña e Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134823523024896