Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seabra, Filipa, Goulão, Fátima, Henriques, Susana, Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6851
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
id RCAP_30af8d1322f69b937f176bc55426cd15
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade AbertaLearning styles and permanence in distance higher education: Degree in Education of the Universidade AbertaPermanênciaEstilos de aprendizagemEnsino superiorEducação a distânciaO estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraSeabra, FilipaGoulão, FátimaHenriques, SusanaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2017-12-20T17:04:37Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6851por2386-741810.17979/reipe.2017.0.12.2889info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:15.140514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
Learning styles and permanence in distance higher education: Degree in Education of the Universidade Aberta
title Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
spellingShingle Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
Barros, Daniela Melaré Vieira
Permanência
Estilos de aprendizagem
Ensino superior
Educação a distância
title_short Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
title_full Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
title_fullStr Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
title_sort Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Seabra, Filipa
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Seabra, Filipa
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Seabra, Filipa
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Permanência
Estilos de aprendizagem
Ensino superior
Educação a distância
topic Permanência
Estilos de aprendizagem
Ensino superior
Educação a distância
description O estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20T17:04:37Z
2017-12-19
2017-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6851
url http://hdl.handle.net/10400.2/6851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.12.2889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135048372322304