O lócus de atuação do professor de educação especial como expressão da política de perspectiva inclusiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Kamille
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2205
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise do lócus de atuação dos professores de Educação Especial (EE) no Brasil como expressão do projeto educacional em vigor. O intuito é de compreender a concepção de professor de EE subjacente às políticas de perspectiva inclusiva. Utilizamos como procedimento metodológico a análise da documentação que expressa tal política e dos microdados do Senso Escolar de 2012. Ao longo dos estudos percebemos que a EE é um campo de litígio nas políticas educacionais e é expressa nos documentos oficiais pela concepção de educação em pauta. Dessa forma, o lócus privilegiado no discurso político é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em detrimento dos demais tipos de atendimento, mas, com base nos microdados, evidenciamos a existência concomitante de espaços de EE segregados e paralelos à escola regular, o que possibilita a análise da preferencia intencional e direcionada ao AEE por considerarem ser a principal proposta de EE no país. O lócus de atuação dos professores de EE é mais um elemento que demonstra a disputa presente nesse campo específico de conhecimento e evidencia o descaso com a especificidade da EE ao tratar o AEE como sinônimo de EE.
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