O lócus de atuação do professor de educação especial como expressão da política de perspectiva inclusiva no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2205 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo a análise do lócus de atuação dos professores de Educação Especial (EE) no Brasil como expressão do projeto educacional em vigor. O intuito é de compreender a concepção de professor de EE subjacente às políticas de perspectiva inclusiva. Utilizamos como procedimento metodológico a análise da documentação que expressa tal política e dos microdados do Senso Escolar de 2012. Ao longo dos estudos percebemos que a EE é um campo de litígio nas políticas educacionais e é expressa nos documentos oficiais pela concepção de educação em pauta. Dessa forma, o lócus privilegiado no discurso político é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em detrimento dos demais tipos de atendimento, mas, com base nos microdados, evidenciamos a existência concomitante de espaços de EE segregados e paralelos à escola regular, o que possibilita a análise da preferencia intencional e direcionada ao AEE por considerarem ser a principal proposta de EE no país. O lócus de atuação dos professores de EE é mais um elemento que demonstra a disputa presente nesse campo específico de conhecimento e evidencia o descaso com a especificidade da EE ao tratar o AEE como sinônimo de EE. |
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O lócus de atuação do professor de educação especial como expressão da política de perspectiva inclusiva no BrasilPolítica de Educação Especial; Professor de Educação Especial; Atendimento Educacional EspecializadoO presente artigo tem como objetivo a análise do lócus de atuação dos professores de Educação Especial (EE) no Brasil como expressão do projeto educacional em vigor. O intuito é de compreender a concepção de professor de EE subjacente às políticas de perspectiva inclusiva. Utilizamos como procedimento metodológico a análise da documentação que expressa tal política e dos microdados do Senso Escolar de 2012. Ao longo dos estudos percebemos que a EE é um campo de litígio nas políticas educacionais e é expressa nos documentos oficiais pela concepção de educação em pauta. Dessa forma, o lócus privilegiado no discurso político é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em detrimento dos demais tipos de atendimento, mas, com base nos microdados, evidenciamos a existência concomitante de espaços de EE segregados e paralelos à escola regular, o que possibilita a análise da preferencia intencional e direcionada ao AEE por considerarem ser a principal proposta de EE no país. O lócus de atuação dos professores de EE é mais um elemento que demonstra a disputa presente nesse campo específico de conhecimento e evidencia o descaso com a especificidade da EE ao tratar o AEE como sinônimo de EE. Universidade Metodista de PiracicabaCapesVaz, Kamille2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/220510.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p165-184Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 165-1842238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2205/1571Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:23:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2205Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:23:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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