Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulista
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2234 |
Resumo: | O presente artigo propõe analisar os dados de matrículas em educação especial, nas escolas da rede pública estadual, em um município do interior paulista, com a finalidade de verificar as alterações quantitativas das matrículas de alunos com deficiência, como referentes de indicadores do processo de inclusão, entre os anos de 2009 a 2012. Com tal propósito, a pesquisa foi realizada a partir do estudo dos Quadros Diagnóstico dos Serviços de Educação Especial, da Diretoria Regional de Ensino, do município em foco. O estudo, de cunho descritivo com análise documental, delimitou-se à consulta de alunos com deficiência (visual, auditiva, física e intelectual), por nível e modalidade de ensino. Dentro do panorama traçado dos últimos quatro anos referentes a questões da educação inclusiva, proposto para este artigo, alguns aspectos chamam à atenção. Quatro deles mereceu especial destaque: a tendência crescente de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, a concentração dessas matrículas no ensino fundamental, o baixo índice de alunos que recebem apoio no contraturno e o alto índice de deficiência intelectual em relação às demais deficiências. . |
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Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulistaEducação Especial; Alunos com deficiência; Evolução de matrículas.O presente artigo propõe analisar os dados de matrículas em educação especial, nas escolas da rede pública estadual, em um município do interior paulista, com a finalidade de verificar as alterações quantitativas das matrículas de alunos com deficiência, como referentes de indicadores do processo de inclusão, entre os anos de 2009 a 2012. Com tal propósito, a pesquisa foi realizada a partir do estudo dos Quadros Diagnóstico dos Serviços de Educação Especial, da Diretoria Regional de Ensino, do município em foco. O estudo, de cunho descritivo com análise documental, delimitou-se à consulta de alunos com deficiência (visual, auditiva, física e intelectual), por nível e modalidade de ensino. Dentro do panorama traçado dos últimos quatro anos referentes a questões da educação inclusiva, proposto para este artigo, alguns aspectos chamam à atenção. Quatro deles mereceu especial destaque: a tendência crescente de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, a concentração dessas matrículas no ensino fundamental, o baixo índice de alunos que recebem apoio no contraturno e o alto índice de deficiência intelectual em relação às demais deficiências. .Universidade Metodista de PiracicabaAlmeida, Djair LázaroOrlando, Rosimeire Maria2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/223410.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p239-254Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 239-2542238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2234/1649Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T14:09:48Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2234Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T14:09:48Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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