Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Djair Lázaro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Orlando, Rosimeire Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2234
Resumo: O presente artigo propõe analisar os dados de matrículas em educação especial, nas escolas da rede pública estadual, em um município do interior paulista, com a finalidade de verificar as alterações quantitativas das matrículas de alunos com deficiência, como referentes de indicadores do processo de inclusão, entre os anos de 2009 a 2012. Com tal propósito, a pesquisa foi realizada a partir do estudo dos Quadros Diagnóstico dos Serviços de Educação Especial, da Diretoria Regional de Ensino, do município em foco. O estudo, de cunho descritivo com análise documental, delimitou-se à consulta de alunos com deficiência (visual, auditiva, física e intelectual), por nível e modalidade de ensino. Dentro do panorama traçado dos últimos quatro anos referentes a questões da educação inclusiva, proposto para este artigo, alguns aspectos chamam à atenção. Quatro deles mereceu especial destaque: a tendência crescente de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, a concentração dessas matrículas no ensino fundamental, o baixo índice de alunos que recebem apoio no contraturno e o alto índice de deficiência intelectual em relação às demais deficiências. .
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