Retrato do início da carreira docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225 |
Resumo: | Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa. |
id |
METO-3_7c68aeea380093aa0868e9e3ef28fd2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4225 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Retrato do início da carreira docenteEducação; Formação de Professores.Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.Universidade Metodista de PiracicabaFonsaca Ruy, Fabiana AlessandraChaluh, Laura Noemi2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa narrativa de experiência do vivido.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/422510.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 133-1492238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225/2368BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4225Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retrato do início da carreira docente |
title |
Retrato do início da carreira docente |
spellingShingle |
Retrato do início da carreira docente Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra Educação; Formação de Professores. Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa. |
title_short |
Retrato do início da carreira docente |
title_full |
Retrato do início da carreira docente |
title_fullStr |
Retrato do início da carreira docente |
title_full_unstemmed |
Retrato do início da carreira docente |
title_sort |
Retrato do início da carreira docente |
author |
Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra |
author_facet |
Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra Chaluh, Laura Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Chaluh, Laura Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra Chaluh, Laura Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores. Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa. |
topic |
Educação; Formação de Professores. Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa. |
description |
Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa narrativa de experiência do vivido. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225/2368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 133-149 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020341522432 |