Retrato do início da carreira docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225
Resumo: Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.
id METO-3_7c68aeea380093aa0868e9e3ef28fd2c
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4225
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Retrato do início da carreira docenteEducação; Formação de Professores.Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.Universidade Metodista de PiracicabaFonsaca Ruy, Fabiana AlessandraChaluh, Laura Noemi2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa narrativa de experiência do vivido.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/422510.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 133-1492238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225/2368BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4225Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrato do início da carreira docente
title Retrato do início da carreira docente
spellingShingle Retrato do início da carreira docente
Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra
Educação; Formação de Professores.
Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.
title_short Retrato do início da carreira docente
title_full Retrato do início da carreira docente
title_fullStr Retrato do início da carreira docente
title_full_unstemmed Retrato do início da carreira docente
title_sort Retrato do início da carreira docente
author Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra
author_facet Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra
Chaluh, Laura Noemi
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsaca Ruy, Fabiana Alessandra
Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores.
Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.
topic Educação; Formação de Professores.
Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.
description Este artigo é recorte de uma pesquisa que objetivou compreender as experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira docente. Para isso, foi constituído um grupo do qual participaram professoras iniciantes. No grupo, com reuniões mensais, foram desenvolvidas propostas articuladas a discussões acerca do fazer docente. Algumas questões que nortearam este estudo foram: Quais são as relações que o docente em início de carreira estabelece na escola? Qual a importância destas relações e como marcam as ações cotidianas do professor na vida escolar? Como as experiências vividas afetam e constituem o “ser” professor? Como a escola recebe e acompanha os professores iniciantes no processo de inserção na escola? Tratou-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) e a produção dos dados foi pautada no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Neste artigo damos visibilidade às experiências de uma das professoras iniciantes, a partir de uma de suas produções escritas, devido às especificidades e abrangência de suas vivências nessa fase da carreira, e estabelecemos relações com as abordagens da literatura sobre a temática. O trabalho sugere a necessidade de políticas de acolhimento a professores iniciantes.Palavras-Chave: Professores Iniciantes; Formação de Professores; Pesquisa Narrativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa narrativa de experiência do vivido.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p133-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4225/2368
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 133-149
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020341522432