NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Flavia Aparecida Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039
Resumo: Esse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas.  
id UFMA-5_94d4fa0647d678de0ad7f15ccbdcc899
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15039
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EADFormaçãoProfessor inicianteNarrativasFormação de ProfessoresEsse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas.  Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista Narrativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1503910.18764/2178-2229.v28n2.202128Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 318-3432178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/9171http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10793http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10794Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFortes, Flavia Aparecida MachadoNacarato, Adair Mendes2021-11-30T22:29:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15039Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:13.697073Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
title NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
spellingShingle NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
Fortes, Flavia Aparecida Machado
Formação
Professor iniciante
Narrativas
Formação de Professores
title_short NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
title_full NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
title_fullStr NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
title_sort NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
author Fortes, Flavia Aparecida Machado
author_facet Fortes, Flavia Aparecida Machado
Nacarato, Adair Mendes
author_role author
author2 Nacarato, Adair Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Flavia Aparecida Machado
Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professor iniciante
Narrativas
Formação de Professores
topic Formação
Professor iniciante
Narrativas
Formação de Professores
description Esse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista Narrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039
10.18764/2178-2229.v28n2.202128
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2.202128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/9171
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10793
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 318-343
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881018396672