NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039 |
Resumo: | Esse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas. |
id |
UFMA-5_94d4fa0647d678de0ad7f15ccbdcc899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15039 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EADFormaçãoProfessor inicianteNarrativasFormação de ProfessoresEsse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas. Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista Narrativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1503910.18764/2178-2229.v28n2.202128Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 318-3432178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/9171http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10793http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10794Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFortes, Flavia Aparecida MachadoNacarato, Adair Mendes2021-11-30T22:29:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15039Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:13.697073Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
title |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
spellingShingle |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD Fortes, Flavia Aparecida Machado Formação Professor iniciante Narrativas Formação de Professores |
title_short |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
title_full |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
title_fullStr |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
title_sort |
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD |
author |
Fortes, Flavia Aparecida Machado |
author_facet |
Fortes, Flavia Aparecida Machado Nacarato, Adair Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Nacarato, Adair Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Flavia Aparecida Machado Nacarato, Adair Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professor iniciante Narrativas Formação de Professores |
topic |
Formação Professor iniciante Narrativas Formação de Professores |
description |
Esse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula. Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNINGAbstractThis paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.Keywords: professional education; teacher; narrative.NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIAResumenEste artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039 10.18764/2178-2229.v28n2.202128 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n2.202128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/9171 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10793 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039/10794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 318-343 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881018396672 |