O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726 |
Resumo: | Na presente pesquisa, buscamos analisar a possível influência do jogo/esporte como instrumento pedagógico no sistema penitenciário, entendendo que tal fenômeno pode favorecer o processo de ressocialização dos reeducandos e contribuir com reflexões morais para que suas relações interpessoais possam ser pautadas pela reciprocidade e o respeito mútuo. A intervenção utilizou-se do método da pesquisa-ação. Ao longo de quatro meses, foram desenvolvidas aulas de futebol, com uma metodologia baseada no jogo (utilizando brincadeiras/tradicionais), como forma de abordar os fundamentos da modalidade e as demais possibilidades de aprendizagens advindas do jogo, dentre as quais destacamos as atitudinais. Concluiu-se que o jogo/esporte, por suas características de criação, imprevisibilidade, espontaneidade, conflito, cooperação etc., pode promover significativas contribuições para o processo de ressocialização. |
id |
METO-3_816b64b07c5835deed0734cc5de5635c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1726 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisionalJogo; Sistema Prisional; Ressocialização; Moralidade;Na presente pesquisa, buscamos analisar a possível influência do jogo/esporte como instrumento pedagógico no sistema penitenciário, entendendo que tal fenômeno pode favorecer o processo de ressocialização dos reeducandos e contribuir com reflexões morais para que suas relações interpessoais possam ser pautadas pela reciprocidade e o respeito mútuo. A intervenção utilizou-se do método da pesquisa-ação. Ao longo de quatro meses, foram desenvolvidas aulas de futebol, com uma metodologia baseada no jogo (utilizando brincadeiras/tradicionais), como forma de abordar os fundamentos da modalidade e as demais possibilidades de aprendizagens advindas do jogo, dentre as quais destacamos as atitudinais. Concluiu-se que o jogo/esporte, por suas características de criação, imprevisibilidade, espontaneidade, conflito, cooperação etc., pode promover significativas contribuições para o processo de ressocialização. Universidade Metodista de PiracicabaCarneiro, Kleber TuxenCamargo, Ricardo LeiteScaglia, Alcides José2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/172610.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p77-96Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 77-962238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726/1248Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:04:59Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1726Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T18:04:59Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
title |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
spellingShingle |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional Carneiro, Kleber Tuxen Jogo; Sistema Prisional; Ressocialização; Moralidade; |
title_short |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
title_full |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
title_fullStr |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
title_full_unstemmed |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
title_sort |
O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional |
author |
Carneiro, Kleber Tuxen |
author_facet |
Carneiro, Kleber Tuxen Camargo, Ricardo Leite Scaglia, Alcides José |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Ricardo Leite Scaglia, Alcides José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Kleber Tuxen Camargo, Ricardo Leite Scaglia, Alcides José |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo; Sistema Prisional; Ressocialização; Moralidade; |
topic |
Jogo; Sistema Prisional; Ressocialização; Moralidade; |
description |
Na presente pesquisa, buscamos analisar a possível influência do jogo/esporte como instrumento pedagógico no sistema penitenciário, entendendo que tal fenômeno pode favorecer o processo de ressocialização dos reeducandos e contribuir com reflexões morais para que suas relações interpessoais possam ser pautadas pela reciprocidade e o respeito mútuo. A intervenção utilizou-se do método da pesquisa-ação. Ao longo de quatro meses, foram desenvolvidas aulas de futebol, com uma metodologia baseada no jogo (utilizando brincadeiras/tradicionais), como forma de abordar os fundamentos da modalidade e as demais possibilidades de aprendizagens advindas do jogo, dentre as quais destacamos as atitudinais. Concluiu-se que o jogo/esporte, por suas características de criação, imprevisibilidade, espontaneidade, conflito, cooperação etc., pode promover significativas contribuições para o processo de ressocialização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p77-96 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p77-96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726/1248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 77-96 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020029046784 |