O jogo/esporte como elemento pedagógico no sistema prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Kleber Tuxen
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camargo, Ricardo Leite, Scaglia, Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1726
Resumo: Na presente pesquisa, buscamos analisar a possível influência do jogo/esporte como instrumento pedagógico no sistema penitenciário, entendendo que tal fenômeno pode favorecer o processo de ressocialização dos reeducandos e contribuir com reflexões morais para que suas relações interpessoais possam ser pautadas pela reciprocidade e o respeito mútuo. A intervenção utilizou-se do método da pesquisa-ação. Ao longo de quatro meses, foram desenvolvidas aulas de futebol, com uma metodologia baseada no jogo (utilizando brincadeiras/tradicionais), como forma de abordar os fundamentos da modalidade e as demais possibilidades de aprendizagens advindas do jogo, dentre as quais destacamos as atitudinais. Concluiu-se que o jogo/esporte, por suas características de criação, imprevisibilidade, espontaneidade, conflito, cooperação etc., pode promover significativas contribuições para o processo de ressocialização. 
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