Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schnetzler, Roseli Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710
Resumo: Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.    
id METO-3_8376dce4ebc3198f03f7dbeb17cb4709
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2710
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação físicaEducação; Educação Física; Formação de professores.Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem.Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.    Universidade Metodista de PiracicabaAbreu de Oliveira, Giovanna TerezaSchnetzler, Roseli Pacheco2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/271010.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 91-1122238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710/1852América; Ásia; África; Europa; OceaniaEducação. Educação Física.Educação. Educação Física.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2710Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
title Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
spellingShingle Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza
Educação; Educação Física; Formação de professores.
Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem.
title_short Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
title_full Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
title_fullStr Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
title_full_unstemmed Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
title_sort Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
author Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza
author_facet Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza
Schnetzler, Roseli Pacheco
author_role author
author2 Schnetzler, Roseli Pacheco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza
Schnetzler, Roseli Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física; Formação de professores.
Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem.
topic Educação; Educação Física; Formação de professores.
Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem.
description Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.    
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710/1852
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América; Ásia; África; Europa; Oceania
Educação. Educação Física.
Educação. Educação Física.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 91-112
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021962620928