Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710 |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos. |
id |
METO-3_8376dce4ebc3198f03f7dbeb17cb4709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2710 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação físicaEducação; Educação Física; Formação de professores.Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem.Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos. Universidade Metodista de PiracicabaAbreu de Oliveira, Giovanna TerezaSchnetzler, Roseli Pacheco2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/271010.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 91-1122238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710/1852América; Ásia; África; Europa; OceaniaEducação. Educação Física.Educação. Educação Física.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2710Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
title |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
spellingShingle |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza Educação; Educação Física; Formação de professores. Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem. |
title_short |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
title_full |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
title_fullStr |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
title_full_unstemmed |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
title_sort |
Marcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física |
author |
Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza |
author_facet |
Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza Schnetzler, Roseli Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Schnetzler, Roseli Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu de Oliveira, Giovanna Tereza Schnetzler, Roseli Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física; Formação de professores. Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem. |
topic |
Educação; Educação Física; Formação de professores. Licenciatura em Educação Física; Formação docente; Processo de ensino-aprendizagem. |
description |
Este trabalho aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas são historicamente construídos e como constituem o docente em formação? Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e três professores do curso de licenciatura em Educação Física. Os instrumentos utilizados incluem consultas a documentos institucionais e de docentes; entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, observações de aulas teóricas e práticas.Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p91-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2710/1852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América; Ásia; África; Europa; Oceania Educação. Educação Física. Educação. Educação Física. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 91-112 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021962620928 |