Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109304 |
Resumo: | A proposta deste livro - desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro - é discutir o currículo da formação inicial de professores da área de Educação Física. Os autores também procuraram averiguar como os processos de avaliação estão presentes nas perspectivas dos professores e nos currículos de cada curso de licenciatura, como Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, assim como nas salas de aula. Na busca dessas respostas, o caminho escolhido foi a pesquisa de natureza qualitativa, à maneira do construcionismo social, usando como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. O texto foi dividido em três partes, complementadas por uma seção de considerações finais. No primeiro bloco é contemplada principalmente a origem do problema investigado - a formação básica dos professores de Educação Física - e as razões de ele ter sido colocado em discussão. O segundo bloco é dedicado à montagem de um quadro teórico e conceitual da questão e no terceiro são elucidados e debatidos os resultados encontrados |
id |
UNSP_33b43b53bd82960e1157b6e9c9cae271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109304 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaqueProfessores de educação fisica - FormaçãoEducação física - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoCurriculos - AvaliaçãoLicenciaturaAvaliação educacionalA proposta deste livro - desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro - é discutir o currículo da formação inicial de professores da área de Educação Física. Os autores também procuraram averiguar como os processos de avaliação estão presentes nas perspectivas dos professores e nos currículos de cada curso de licenciatura, como Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, assim como nas salas de aula. Na busca dessas respostas, o caminho escolhido foi a pesquisa de natureza qualitativa, à maneira do construcionismo social, usando como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. O texto foi dividido em três partes, complementadas por uma seção de considerações finais. No primeiro bloco é contemplada principalmente a origem do problema investigado - a formação básica dos professores de Educação Física - e as razões de ele ter sido colocado em discussão. O segundo bloco é dedicado à montagem de um quadro teórico e conceitual da questão e no terceiro são elucidados e debatidos os resultados encontradosCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fuzii, Fábio Tomio [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-09-03T17:52:35Z2014-09-03T17:52:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfFUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel de. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834851.9788579834851http://hdl.handle.net/11449/109304000778292ISBN9788579834851.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:03:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:16:53.484590Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
title |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
spellingShingle |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] Professores de educação fisica - Formação Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional |
title_short |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
title_full |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
title_fullStr |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
title_sort |
Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque |
author |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] |
author_facet |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de educação fisica - Formação Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional |
topic |
Professores de educação fisica - Formação Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional |
description |
A proposta deste livro - desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro - é discutir o currículo da formação inicial de professores da área de Educação Física. Os autores também procuraram averiguar como os processos de avaliação estão presentes nas perspectivas dos professores e nos currículos de cada curso de licenciatura, como Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, assim como nas salas de aula. Na busca dessas respostas, o caminho escolhido foi a pesquisa de natureza qualitativa, à maneira do construcionismo social, usando como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. O texto foi dividido em três partes, complementadas por uma seção de considerações finais. No primeiro bloco é contemplada principalmente a origem do problema investigado - a formação básica dos professores de Educação Física - e as razões de ele ter sido colocado em discussão. O segundo bloco é dedicado à montagem de um quadro teórico e conceitual da questão e no terceiro são elucidados e debatidos os resultados encontrados |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-09-03T17:52:35Z 2014-09-03T17:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel de. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834851. 9788579834851 http://hdl.handle.net/11449/109304 000778292 ISBN9788579834851.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
FUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel de. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834851. 9788579834851 000778292 ISBN9788579834851.pdf 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128493673775104 |