Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Angela da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Giseli Barreto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão.
id METO-3_8f26923b93ee6b023de229f4c0a4768f
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704254
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensinoEducação; Formação Docente.Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD.O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão.Universidade Metodista de PiracicabaSoares, Angela da CostaCruz, Giseli Barreto da2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com questionário, entrevista e análise de documentos.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170425410.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 163-1832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254/2631BrasilContemporaneidadeDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704254Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
title Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
spellingShingle Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
Soares, Angela da Costa
Educação; Formação Docente.
Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD.
title_short Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
title_full Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
title_fullStr Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
title_full_unstemmed Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
title_sort Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
author Soares, Angela da Costa
author_facet Soares, Angela da Costa
Cruz, Giseli Barreto da
author_role author
author2 Cruz, Giseli Barreto da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Angela da Costa
Cruz, Giseli Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação Docente.
Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD.
topic Educação; Formação Docente.
Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD.
description O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa com questionário, entrevista e análise de documentos.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254/2631
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 163-183
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020809187328