Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão. |
id |
METO-3_8f26923b93ee6b023de229f4c0a4768f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704254 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensinoEducação; Formação Docente.Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD.O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão.Universidade Metodista de PiracicabaSoares, Angela da CostaCruz, Giseli Barreto da2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com questionário, entrevista e análise de documentos.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170425410.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 163-1832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254/2631BrasilContemporaneidadeDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704254Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
title |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
spellingShingle |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino Soares, Angela da Costa Educação; Formação Docente. Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD. |
title_short |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
title_full |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
title_fullStr |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
title_sort |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino |
author |
Soares, Angela da Costa |
author_facet |
Soares, Angela da Costa Cruz, Giseli Barreto da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Giseli Barreto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Angela da Costa Cruz, Giseli Barreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação Docente. Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD. |
topic |
Educação; Formação Docente. Gestão Educacional; Supervisão Educacional; Curso de Pedagogia EAD. |
description |
O artigo tem por objetivo analisar como supervisores educacionais (SEs) que cursaram Pedagogia em um formato de curso definido segundo as diretrizes curriculares vigentes (RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2006), na modalidade de Educação a Distância (EAD), avaliam a sua formação para o exercício da função no contexto escolar. Tendo por cenário uma Rede Municipal de Educação localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/CEDERJ e como sujeitos 6 SEs, descreve as características curriculares do curso, a visão dos sujeitos sobre a sua formação para a gestão educacional, e os saberes e fazeres próprios da supervisão educacional no contexto escolar. Para a construção dos dados foram consideradas três estratégias metodológicas: aplicação de questionários, análise de documentos e realização de entrevistas. A conclusão da pesquisa aponta que a escolha do curso de Pedagogia em EAD ocorreu não exclusivamente pelo fato de ser a única opção de formação universitária em espaço público da Educação na cidade, mas, sobretudo, pelo caráter de flexibilidade de tempo e espaço para a sua realização e que o seu material didático, o papel exercido por professores e tutores e as disciplinas que constituem a sua programação curricular representam diferenciais do curso e fontes de saberes e práticas para a supervisão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa com questionário, entrevista e análise de documentos. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704254/2631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 163-183 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020809187328 |