O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Emerson Augusto de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fortunato, Ivan, Santos, Jean Mac Cole Tavares, Araújo, Osmar Hélio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309
Resumo: O texto em tela tematiza o curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que definiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Afirma-se, por meio da análise documental e da literatura educacional, que a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 propõe a divisão do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura voltada à formação de pedagogos-professores para atuação na Educação Infantil e outro curso destinado a licenciar pedagogos-professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional do egresso do curso. Conclui-se que os encaminhamentos sinalizados na resolução cumprem os anseios de um projeto social de educação, de caráter neoliberal, alinhado a uma perspectiva eficientista de formação docente, com ênfase no desenvolvimento de competências.
id UERN-5_c9588d8e01bc6dfbb7f47277dc3b4f64
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4309
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?Curso de PedagogiaFormação de pedagogosPolítica educacionalPedagogiaO texto em tela tematiza o curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que definiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Afirma-se, por meio da análise documental e da literatura educacional, que a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 propõe a divisão do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura voltada à formação de pedagogos-professores para atuação na Educação Infantil e outro curso destinado a licenciar pedagogos-professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional do egresso do curso. Conclui-se que os encaminhamentos sinalizados na resolução cumprem os anseios de um projeto social de educação, de caráter neoliberal, alinhado a uma perspectiva eficientista de formação docente, com ênfase no desenvolvimento de competências.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309/3332Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson Augusto deFortunato, IvanSantos, Jean Mac Cole TavaresAraújo, Osmar Hélio Alves2022-11-29T19:59:24Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4309Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:24Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
title O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
spellingShingle O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
Medeiros, Emerson Augusto de
Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Política educacional
Pedagogia
title_short O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
title_full O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
title_fullStr O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
title_full_unstemmed O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
title_sort O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?
author Medeiros, Emerson Augusto de
author_facet Medeiros, Emerson Augusto de
Fortunato, Ivan
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Araújo, Osmar Hélio Alves
author_role author
author2 Fortunato, Ivan
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Araújo, Osmar Hélio Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Fortunato, Ivan
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Araújo, Osmar Hélio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Política educacional
Pedagogia
topic Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Política educacional
Pedagogia
description O texto em tela tematiza o curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que definiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Afirma-se, por meio da análise documental e da literatura educacional, que a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 propõe a divisão do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura voltada à formação de pedagogos-professores para atuação na Educação Infantil e outro curso destinado a licenciar pedagogos-professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional do egresso do curso. Conclui-se que os encaminhamentos sinalizados na resolução cumprem os anseios de um projeto social de educação, de caráter neoliberal, alinhado a uma perspectiva eficientista de formação docente, com ênfase no desenvolvimento de competências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309/3332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127094624256