Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929 |
Resumo: | O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA. |
id |
METO-3_904c05113ef9a073347b169de9474cd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2929 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
spelling |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autistaEducação; Psicologia; SaúdeEscolaridade; Transtorno Autístico; FamíliaO presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES/OBEDUCTeixeira da Silva Talarico, Mariana ValenteFriszman de Laplane, Adriana Lia2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/292910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 43-562238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929/1881AméricaTranstorno do Espectro Autista; autismo deficiênciaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:31:23Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2929Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:31:23Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente Educação; Psicologia; Saúde Escolaridade; Transtorno Autístico; Família Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente Educação; Psicologia; Saúde Escolaridade; Transtorno Autístico; Família |
title_short |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
author |
Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente |
author_facet |
Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente Friszman de Laplane, Adriana Lia Friszman de Laplane, Adriana Lia |
author_role |
author |
author2 |
Friszman de Laplane, Adriana Lia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES/OBEDUC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente Friszman de Laplane, Adriana Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Psicologia; Saúde Escolaridade; Transtorno Autístico; Família |
topic |
Educação; Psicologia; Saúde Escolaridade; Transtorno Autístico; Família |
description |
O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929/1881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Transtorno do Espectro Autista; autismo deficiência |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 43-56 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1822176225295073281 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56 |