Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira da Silva Talarico, Mariana Valente
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Friszman de Laplane, Adriana Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2929
Resumo: O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA.
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