O brincar como prática social identificado em um grupo de crianças da zona rural
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2748 |
Resumo: | Essa pesquisa objetivou identificar e compreender os processos educativos construídos por crianças de zona rural, estudantes da escola urbana, durante o translado do ônibus escolar de ida para a escola e retorno para casa. O grupo de participantes foi composto por quatorze crianças entre seis e dez anos de idade, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Buscou-se fundamento metodológico na abordagem qualitativa de pesquisa com observação participante no interior do ônibus escolar rural. Para sistematização das informações, foram feitos registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam que o brincar apresenta-se como principal processo educativo verificado no interior do veículo. As crianças participantes vivenciaram experiências lúdicas, ensinando e aprendendo umas com as outras brincadeiras de seu cotidiano de vida, construíram expressões próprias do grupo como modo de comunicação e de identidade daquele coletivo. Questiona-se como estes processos educativos, em especial as experiências de cultura lúdica infantil rural, produzidos pelas próprias crianças são valorizadas no contexto escolar e indica a necessidade de produção de novos estudos que se proponham a escutar as crianças e os processos de ensino e aprendizagem gerados por elas nas convivências com seus pares em grupos infantis. |
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O brincar como prática social identificado em um grupo de crianças da zona ruralEducaçãoProcesso Educativo; Crianças; Zona Rural; BrincarEssa pesquisa objetivou identificar e compreender os processos educativos construídos por crianças de zona rural, estudantes da escola urbana, durante o translado do ônibus escolar de ida para a escola e retorno para casa. O grupo de participantes foi composto por quatorze crianças entre seis e dez anos de idade, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Buscou-se fundamento metodológico na abordagem qualitativa de pesquisa com observação participante no interior do ônibus escolar rural. Para sistematização das informações, foram feitos registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam que o brincar apresenta-se como principal processo educativo verificado no interior do veículo. As crianças participantes vivenciaram experiências lúdicas, ensinando e aprendendo umas com as outras brincadeiras de seu cotidiano de vida, construíram expressões próprias do grupo como modo de comunicação e de identidade daquele coletivo. Questiona-se como estes processos educativos, em especial as experiências de cultura lúdica infantil rural, produzidos pelas próprias crianças são valorizadas no contexto escolar e indica a necessidade de produção de novos estudos que se proponham a escutar as crianças e os processos de ensino e aprendizagem gerados por elas nas convivências com seus pares em grupos infantis.Universidade Metodista de PiracicabaZanotto, LuanaAlves, Fernando DonizeteSommerhalder, AlineNicolielo, Maria ElisaLimão, Juliana Inhesta2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/274810.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p245-260Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 245-2602238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2748/1772AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:38:17Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2748Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:38:17Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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