O brincar como prática social identificado em um grupo de crianças da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Luana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Fernando Donizete, Sommerhalder, Aline, Nicolielo, Maria Elisa, Limão, Juliana Inhesta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2748
Resumo: Essa pesquisa objetivou identificar e compreender os processos educativos construídos por crianças de zona rural, estudantes da escola urbana, durante o translado do ônibus escolar de ida para a escola e retorno para casa. O grupo de participantes foi composto por quatorze crianças entre seis e dez anos de idade, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Buscou-se fundamento metodológico na abordagem qualitativa de pesquisa com observação participante no interior do ônibus escolar rural. Para sistematização das informações, foram feitos registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam que o brincar apresenta-se como principal processo educativo verificado no interior do veículo. As crianças participantes vivenciaram experiências lúdicas, ensinando e aprendendo umas com as outras brincadeiras de seu cotidiano de vida, construíram expressões próprias do grupo como modo de comunicação e de identidade daquele coletivo. Questiona-se como estes processos educativos, em especial as experiências de cultura lúdica infantil rural, produzidos pelas próprias crianças são valorizadas no contexto escolar e indica a necessidade de produção de novos estudos que se proponham a escutar as crianças e os processos de ensino e aprendizagem gerados por elas nas convivências com seus pares em grupos infantis.
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