Vivências sobre o brincar: encontros entre infância rural e urbana
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2130 |
Resumo: | O brincar perpassa as diferentes culturas de infâncias e os diferentes encontros entre as crianças que residem na zona rural e urbana, territórios geográficos estes que fundamentaram o contexto desta pesquisa. É a partir do brincar que despontam as particularidades e singularidades de cada criança. No entanto, sabe-se que este brincar sofreu, ao longo dos anos, mudanças sociais e culturais que atingiu as relações e os modos de ser e agir das crianças. Sendo assim, o problema da pesquisa busca compreender “Como ocorre o brincar da infância rural e da infância urbana?” E teve como objetivo geral: observar se há particularidades no brincar da infância rural e no da infância urbana. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, desenvolvendo pesquisa a campo. Dois grupos de crianças foram investigados: um residente na zona rural e outro na zona urbana, contemplando crianças com idades entre 4 a 9 anos e abrangendo aproximadamente 3 integrantes em cada grupo. Os encontros aconteceram fora do âmbito escolar, mas em ambientes que fizessem parte do cotidiano das crianças. Durante a investigação a campo esteve presente o Diário de Campo uma ferramenta aliada no processo de estudo da pesquisa e na produção de dados empíricos, no qual eram registrados as falas, comportamentos e situações vivenciadas pelas crianças. Os registros feitos contribuíram no momento das análises em conjunto com referencial teórico da pesquisa. A partir dessa análise ficou evidente que o brincar carrega consigo uma personalidade e cultura de cada criança. Sendo assim há um cruzamento entre as particularidades das infâncias da zona rural e zona urbana. Deste modo não há um padrão a ser seguido nem mesmo dentro das mesmas regiões rural e urbana. Foi possível observar diferentes modos de brincar nas crianças dentro dos grupos, pelo fato de que cada uma traz consigo uma bagagem histórica, social e cultural que vai interferir na produção de personalidade de cada sujeito infantil. |
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Dois grupos de crianças foram investigados: um residente na zona rural e outro na zona urbana, contemplando crianças com idades entre 4 a 9 anos e abrangendo aproximadamente 3 integrantes em cada grupo. Os encontros aconteceram fora do âmbito escolar, mas em ambientes que fizessem parte do cotidiano das crianças. Durante a investigação a campo esteve presente o Diário de Campo uma ferramenta aliada no processo de estudo da pesquisa e na produção de dados empíricos, no qual eram registrados as falas, comportamentos e situações vivenciadas pelas crianças. Os registros feitos contribuíram no momento das análises em conjunto com referencial teórico da pesquisa. A partir dessa análise ficou evidente que o brincar carrega consigo uma personalidade e cultura de cada criança. Sendo assim há um cruzamento entre as particularidades das infâncias da zona rural e zona urbana. Deste modo não há um padrão a ser seguido nem mesmo dentro das mesmas regiões rural e urbana. Foi possível observar diferentes modos de brincar nas crianças dentro dos grupos, pelo fato de que cada uma traz consigo uma bagagem histórica, social e cultural que vai interferir na produção de personalidade de cada sujeito infantil.-1SOTT, Camila Luiza. Vivências sobre o brincar: encontros entre infância rural e urbana. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2018. 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O brincar perpassa as diferentes culturas de infâncias e os diferentes encontros entre as crianças que residem na zona rural e urbana, territórios geográficos estes que fundamentaram o contexto desta pesquisa. É a partir do brincar que despontam as particularidades e singularidades de cada criança. No entanto, sabe-se que este brincar sofreu, ao longo dos anos, mudanças sociais e culturais que atingiu as relações e os modos de ser e agir das crianças. Sendo assim, o problema da pesquisa busca compreender “Como ocorre o brincar da infância rural e da infância urbana?” E teve como objetivo geral: observar se há particularidades no brincar da infância rural e no da infância urbana. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, desenvolvendo pesquisa a campo. Dois grupos de crianças foram investigados: um residente na zona rural e outro na zona urbana, contemplando crianças com idades entre 4 a 9 anos e abrangendo aproximadamente 3 integrantes em cada grupo. Os encontros aconteceram fora do âmbito escolar, mas em ambientes que fizessem parte do cotidiano das crianças. Durante a investigação a campo esteve presente o Diário de Campo uma ferramenta aliada no processo de estudo da pesquisa e na produção de dados empíricos, no qual eram registrados as falas, comportamentos e situações vivenciadas pelas crianças. Os registros feitos contribuíram no momento das análises em conjunto com referencial teórico da pesquisa. A partir dessa análise ficou evidente que o brincar carrega consigo uma personalidade e cultura de cada criança. Sendo assim há um cruzamento entre as particularidades das infâncias da zona rural e zona urbana. Deste modo não há um padrão a ser seguido nem mesmo dentro das mesmas regiões rural e urbana. Foi possível observar diferentes modos de brincar nas crianças dentro dos grupos, pelo fato de que cada uma traz consigo uma bagagem histórica, social e cultural que vai interferir na produção de personalidade de cada sujeito infantil. |
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