Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203 |
Resumo: | O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos. |
id |
METO-3_93159dba669786ddc65eaaaf1d184352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704203 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linearEnsino: Didática das Ciências Matemáticas.Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos.Universidade Metodista de PiracicabaSilva, Mariluce de OliveiraCravino, José P.Lopes, J. Bernardino2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170420310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 107-1202238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203/2614Brasil; Portugal.Século XXI; Contemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704203Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
title |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
spellingShingle |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear Silva, Mariluce de Oliveira Ensino: Didática das Ciências Matemáticas. Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos. |
title_short |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
title_full |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
title_fullStr |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
title_full_unstemmed |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
title_sort |
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear |
author |
Silva, Mariluce de Oliveira |
author_facet |
Silva, Mariluce de Oliveira Cravino, José P. Lopes, J. Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Cravino, José P. Lopes, J. Bernardino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariluce de Oliveira Cravino, José P. Lopes, J. Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino: Didática das Ciências Matemáticas. Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos. |
topic |
Ensino: Didática das Ciências Matemáticas. Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos. |
description |
O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203/2614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Portugal. Século XXI; Contemporaneidade. Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 107-120 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020767244288 |