Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariluce de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cravino, José P., Lopes, J. Bernardino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203
Resumo: O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos.
id METO-3_93159dba669786ddc65eaaaf1d184352
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704203
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linearEnsino: Didática das Ciências Matemáticas.Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos.Universidade Metodista de PiracicabaSilva, Mariluce de OliveiraCravino, José P.Lopes, J. Bernardino2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170420310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 107-1202238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203/2614Brasil; Portugal.Século XXI; Contemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704203Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
title Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
spellingShingle Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
Silva, Mariluce de Oliveira
Ensino: Didática das Ciências Matemáticas.
Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.
title_short Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
title_full Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
title_fullStr Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
title_full_unstemmed Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
title_sort Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear
author Silva, Mariluce de Oliveira
author_facet Silva, Mariluce de Oliveira
Cravino, José P.
Lopes, J. Bernardino
author_role author
author2 Cravino, José P.
Lopes, J. Bernardino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariluce de Oliveira
Cravino, José P.
Lopes, J. Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino: Didática das Ciências Matemáticas.
Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.
topic Ensino: Didática das Ciências Matemáticas.
Mediação do Professor; Ensino; Aprendizagem; Recursos Geométricos e Tecnológicos.
description O foco desse trabalho é analisar a mediação do professor no uso de recursos geométricos e tecnológicos na aula de matemática. Acreditando que os estudantes interagem em ambientes virtuais com muito mais naturalidade, é possível obter um feedback em tempo real, o que facilita obter um ambiente de envolvimento e construção do conhecimento. Através do software Geogebra em uma aula de álgebra linear, alunos do 1° ano de Licenciatura em Engenharia Elétrica irão trabalhar os algoritmos operacionais das matrizes. Utilizando como instrumento metodológico as Narrações Multimodais (NM), teremos dados relevantes na análise da mediação do professor em sala de aula, visto que essas narrações apresentam de maneira detalhada uma riqueza de detalhes atitudinais e comportamentais de professores e alunos. A investigação identifica que resultados o professor obtém no processo de ensino e aprendizagem em sua mediação utilizando artefatos geométricos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p107-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704203/2614
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Portugal.
Século XXI; Contemporaneidade.
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 107-120
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020767244288