A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31587
Resumo: Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática.
id UFRGS-2_40222918575947d4cc1b2f8c1846fff4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Daiana dos Santos OliveiraCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/31587000782629Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaA riqueza da geometria : conceitos de área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782629.pdf000782629.pdfTexto completoapplication/pdf9553548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/1/000782629.pdf4282edf463d57a1613fee75c5a521179MD51TEXT000782629.pdf.txt000782629.pdf.txtExtracted Texttext/plain118455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/2/000782629.pdf.txt55dbf3dda8bd51331573d4be0cdbb56bMD52THUMBNAIL000782629.pdf.jpg000782629.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/3/000782629.pdf.jpgd1da6d3e9c5ac56e71c8845dab403a61MD5310183/315872018-10-22 09:15:06.054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
title A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
spellingShingle A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
title_short A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
title_full A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
title_fullStr A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
title_full_unstemmed A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
title_sort A riqueza da geometria : conceitos de área e perímetro
author Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
author_facet Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
description Neste trabalho propõe-se inicialmente uma reflexão acerca dos processos ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nos modos de ver e conceber a Geometria e seu ensino, nas tendências pedagógicas que tiveram maior destaque na educação brasileira e no uso de novas tecnologias no ensino. No segundo momento, faz-se a descrição e a análise de uma prática pedagógica, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, que foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental, na escola Noemy Fay dos Santos, da rede municipal de Parobé/RS. Essa prática teve por objetivo propor e oportunizar uma metodologia diferenciada para o ensino de área e perímetro, tendo por pressuposto um aluno articulador de ideias e conhecimentos, capacitado a realizar uma aprendizagem significativa. O plano de trabalho foi estruturado com base em estratégias alternativas de ensino, como, por exemplo, o vídeo, que foi utilizado como fonte inspiradora na introdução do processo de ensino-aprendizagem. Também foram explorados materiais concretos, para construção da ideia de área e perímetro; o software Geogebra, para validação das propriedades dessas medidas; e a aplicação de fórmulas, para o cálculo de área e perímetro, com fixação nos objetos do cotidiano escolar. Por fim, são traçadas, neste trabalho, algumas possíveis considerações, elaboradas a partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos ao longo da pesquisa prática, tendo em vista a aplicação deste estudo no ensino dos diversos campos da Matemática.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782629
url http://hdl.handle.net/10183/31587
identifier_str_mv 000782629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/1/000782629.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/2/000782629.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31587/3/000782629.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4282edf463d57a1613fee75c5a521179
55dbf3dda8bd51331573d4be0cdbb56b
d1da6d3e9c5ac56e71c8845dab403a61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412989489152