A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Bianca Fiod, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_af777328e8cdcc15492f9512cbaa1b6a
oai_identifier_str oai::1127142
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão estética da experiência : aprendizados da professoraThe aesthetic dimension of the experience : teacher's learningsProfessores - FormaçãoEducação estéticaExperiênciaFormação continuadaTeacher trainingAesthetic educationExperienceContinuing educationOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente texto se configura como um estudo narrativo autobiográfico que objetiva analisar os registros de uma professora em seu contexto de trabalho, na busca por compreender de que maneiras a dimensão estética das experiências vividas, bem como a percepção de que elas acontecem, pode contribuir para a formação profissional docente. Consequentemente, coloco-me aqui como pesquisadora que também é a professora e autora ¿ de narrativas, que são tomadas como fenômeno a ser estudado ¿ e da própria investigação que se realiza. Tomando como alicerce deste estudo a concepção de formação docente como um processo que não se inicia nem se finda nos cursos de graduação, mas se prolonga por todo o período em que exercemos a docência ou ocupamos espaços onde práticas educativas se desenvolvem, abordo nesta pesquisa a possibilidade de formação profissional no chão da escola, que acontece no entrelaçamento dos espaços-tempos de atuação em sala de aula no Ensino Fundamental, de pesquisa na Universidade e de escrita nessa dissertação. Neste sentido, importantes aspectos relacionados à Educação Estética, bem como a centralidade da experiência em sua realização são princípios fundantes desta pesquisa e, portanto, discutidos e defendidos por mim em diálogo com autores e pesquisadores da atualidade que também os abordam. Ao dialogar com um referencial teórico que defende a reflexividade como princípio e a experiência como potencialmente ampliadora do estado de consciência dos professores e das professoras, compartilho registros escritos por mim, narrando episódios do cotidiano vividos junto aos meus alunos no período de 2016 a 2018. Tais minúcias, que constituíram a minha trajetória, também se estruturam como material empírico desta pesquisa. Ao analisar e discutir os registros, com base nas premissas da análise de conteúdo, quatro categorias foram criadas: "Construir relações afetivas", "Potencializar Experiências Estéticas por meio da Arte", "O (não) lugar do corpo" e "Apreender a realidade de maneira sensível". Em cada uma delas, excertos de registros são apresentados juntamente a imagens do dia a dia da escola para ressaltar aspectos da Educação Estética que se destacavam nos momentos narrados. No apontamento das lições apre(e)ndidas, ressalto que concretizar um processo educativo baseado nos referenciais teóricos construídos é trabalhoso e exige esforços, mas é possível e, mais do que isso, necessário. Evidencio, também, que a pesquisa me faz carregar a responsabilidade social de anunciar a outros os saberes por mim produzidos, ressaltando que essa partilha é compromisso político de qualquer pesquisador, especialmente daqueles que, como eu, acreditam na indissociação entre teoria e prática e na potente parceria entre Universidade e EscolaAbstract: The present text is configured as an autobiographical narrative study that aims to analyze the records of a teacher in her work context, in the search to understand in what ways the aesthetic dimension of the lived experiences, as well as the perception that they happen, can contribute to teacher professional training. Consequently, I place myself here as a researcher who is also the teacher and author - of narratives, which are taken as a phenomenon to be studied - and of the investigation that is being carried out. Taking as a foundation of this study the conception of teacher training as a process that does not start or end in undergraduate courses, but extends throughout the period in which we exercise teaching or occupy spaces where educational practices are developed, I approach in this research the possibility of professional training on the school floor, which happens in the intertwining of the spaces-times of acting in the classroom in Elementary School, of research at the University and of writing in this dissertation. In this sense, important aspects related to Aesthetic Education, as well as the centrality of the experience in its realization are founding principles of this research and, therefore, discussed and defended by me in dialogue with authors and researchers of the present day who also approach them. When dialoguing with a theoretical framework that defends reflexivity as a principle and experience as potentially expanding the state of consciousness of teachers, I share records written by me, narrating everyday episodes lived with my students in the period from 2016 to 2018. Such details, which constituted my trajectory, are also structured as empirical material for this research. When analyzing and discussing the records, based on the premises of the content analysis, four categories were created: "Building affective relationships", "Potentializing Aesthetic Experiences through Art", "The (non) place of the body" and "Apprehending the reality in a sensitive way". In each of them, excerpts from records are presented together with images of the school's day-to-day to highlight aspects of Aesthetic Education that stood out in the narrated moments. In pointing out the lessons learned, I emphasize that implementing an educational process based on constructed theoretical frameworks is laborious and requires efforts, but it is possible and, more than that, necessary. I also evidence that research makes me carry the social responsibility of announcing the knowledge produced by me to others, emphasizing that this sharing is the political commitment of any researcher, especially those who, like me, believe in the indissociation between theory and practice and in powerful partnership between University and SchoolMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Ferreira, Luciana HaddadPrezotto, MarissolUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAffonso, Bianca Fiod, 1993-20192019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (181 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460AFFONSO, Bianca Fiod. A dimensão estética da experiência: aprendizados da professora. 2019. 1 recurso online (181 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127142Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T18:10:41Zoai::1127142Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-17T18:10:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
The aesthetic dimension of the experience : teacher's learnings
title A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
spellingShingle A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
Affonso, Bianca Fiod, 1993-
Professores - Formação
Educação estética
Experiência
Formação continuada
Teacher training
Aesthetic education
Experience
Continuing education
title_short A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
title_full A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
title_fullStr A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
title_full_unstemmed A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
title_sort A dimensão estética da experiência : aprendizados da professora
author Affonso, Bianca Fiod, 1993-
author_facet Affonso, Bianca Fiod, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Ferreira, Luciana Haddad
Prezotto, Marissol
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Bianca Fiod, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação estética
Experiência
Formação continuada
Teacher training
Aesthetic education
Experience
Continuing education
topic Professores - Formação
Educação estética
Experiência
Formação continuada
Teacher training
Aesthetic education
Experience
Continuing education
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460
AFFONSO, Bianca Fiod. A dimensão estética da experiência: aprendizados da professora. 2019. 1 recurso online (181 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460
identifier_str_mv AFFONSO, Bianca Fiod. A dimensão estética da experiência: aprendizados da professora. 2019. 1 recurso online (181 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638460. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127142
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (181 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189157709283328