Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, William Kleber Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Roberta Conceição Silva, Godinho-Netto, Martha Cristina Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205
Resumo: No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira.  Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos.
id METO-3_a3175d675f9c2f152d2e5ac9ea2374d0
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4205
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultosEducaçãoEnsino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio.No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira.  Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos.Universidade Metodista de PiracicabaVieira, William Kleber MartinsMoraes, Roberta Conceição SilvaGodinho-Netto, Martha Cristina Motta2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de intervenção pedagógica;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420510.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 161-1772238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205/2345América Latina; Brasil; Sudeste; São Paulo; Guarulhos.Século XX, Século XXI.Educação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4205Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
title Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
spellingShingle Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
Vieira, William Kleber Martins
Educação
Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio.
title_short Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
title_full Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
title_fullStr Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
title_full_unstemmed Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
title_sort Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
author Vieira, William Kleber Martins
author_facet Vieira, William Kleber Martins
Moraes, Roberta Conceição Silva
Godinho-Netto, Martha Cristina Motta
author_role author
author2 Moraes, Roberta Conceição Silva
Godinho-Netto, Martha Cristina Motta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, William Kleber Martins
Moraes, Roberta Conceição Silva
Godinho-Netto, Martha Cristina Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio.
topic Educação
Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio.
description No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira.  Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de intervenção pedagógica;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205/2345
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América Latina; Brasil; Sudeste; São Paulo; Guarulhos.
Século XX, Século XXI.
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 161-177
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021596667904