Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205 |
Resumo: | No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira. Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos. |
id |
METO-3_a3175d675f9c2f152d2e5ac9ea2374d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4205 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultosEducaçãoEnsino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio.No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira. Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos.Universidade Metodista de PiracicabaVieira, William Kleber MartinsMoraes, Roberta Conceição SilvaGodinho-Netto, Martha Cristina Motta2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de intervenção pedagógica;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420510.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 161-1772238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205/2345América Latina; Brasil; Sudeste; São Paulo; Guarulhos.Século XX, Século XXI.Educação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4205Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
title |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
spellingShingle |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos Vieira, William Kleber Martins Educação Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio. |
title_short |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
title_full |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
title_fullStr |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
title_sort |
Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos |
author |
Vieira, William Kleber Martins |
author_facet |
Vieira, William Kleber Martins Moraes, Roberta Conceição Silva Godinho-Netto, Martha Cristina Motta |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Roberta Conceição Silva Godinho-Netto, Martha Cristina Motta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, William Kleber Martins Moraes, Roberta Conceição Silva Godinho-Netto, Martha Cristina Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio. |
topic |
Educação Ensino por investigação; Biologia; Ciências; Educação de jovens e adultos; Ensino médio. |
description |
No Brasil, a aplicação da abordagem investigativa no ensino de ciências e disciplinas científicas constitui-se em um dos eixos formativos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o ensino de ciências e biologia por investigação não está incorporado de maneira abrangente ao planejamento escolar e sua inclusão configura-se um desafio muito grande para os professores. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa situação se magnífica pois não há diretrizes de ensino específicas descritas nos documentos oficiais. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção pedagógica encoberta que avaliou a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre “Poluição”, aos alunos de uma turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública brasileira. Avaliaram-se os impactos nos seguintes aspectos: motivação para aprendizagem, experiência ao participar e conhecimento metacognitivo. Os resultados indicam a ampliação da participação, demonstração de interesse e compromisso, aumento da satisfação, confiança, interação e colaboração dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de intervenção pedagógica; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4205/2345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Latina; Brasil; Sudeste; São Paulo; Guarulhos. Século XX, Século XXI. Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 161-177 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021596667904 |