MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Althof, Flávia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins Filho, Lourival José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090
Resumo: O presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. 
id UNEB-2_b3a33c713a99f463de1392a84df72645
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3090
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivasMapeamentoEstudantesEducação de Jovens e AdultosEnsino MédioO presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. UNEB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 8 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 36-51reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090/2008Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlthof, FláviaMartins Filho, Lourival José2016-12-31T13:41:32Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3090Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-12-31T13:41:32Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
title MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
spellingShingle MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
Althof, Flávia
Mapeamento
Estudantes
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio
title_short MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
title_full MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
title_fullStr MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
title_sort MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
author Althof, Flávia
author_facet Althof, Flávia
Martins Filho, Lourival José
author_role author
author2 Martins Filho, Lourival José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Althof, Flávia
Martins Filho, Lourival José
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento
Estudantes
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio
topic Mapeamento
Estudantes
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio
description O presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090/2008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 8 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 36-51
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658559193088