O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aurino Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brasil, Tatiana Lima, Acioly-Régnier, Nadja Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478
Resumo: Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional.
id METO-3_a333f34f536558aeac9b7a9fdceab0a9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3478
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacionalEducaçãoSociograma; Grupo; Educação.Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional.Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, Aurino LimaBrasil, Tatiana LimaAcioly-Régnier, Nadja Maria2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/347810.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 137-1662238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478/2202https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3478/1182BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3478Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
title O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
spellingShingle O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
Ferreira, Aurino Lima
Educação
Sociograma; Grupo; Educação.
title_short O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
title_full O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
title_fullStr O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
title_full_unstemmed O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
title_sort O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
author Ferreira, Aurino Lima
author_facet Ferreira, Aurino Lima
Brasil, Tatiana Lima
Acioly-Régnier, Nadja Maria
author_role author
author2 Brasil, Tatiana Lima
Acioly-Régnier, Nadja Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aurino Lima
Brasil, Tatiana Lima
Acioly-Régnier, Nadja Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociograma; Grupo; Educação.
topic Educação
Sociograma; Grupo; Educação.
description Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478/2202
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3478/1182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 137-166
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021956329472