O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional. |
id |
METO-3_a333f34f536558aeac9b7a9fdceab0a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3478 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacionalEducaçãoSociograma; Grupo; Educação.Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional.Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, Aurino LimaBrasil, Tatiana LimaAcioly-Régnier, Nadja Maria2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/347810.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 137-1662238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478/2202https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3478/1182BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3478Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
title |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
spellingShingle |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional Ferreira, Aurino Lima Educação Sociograma; Grupo; Educação. |
title_short |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
title_full |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
title_fullStr |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
title_full_unstemmed |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
title_sort |
O sociograma e os processos grupais: uma experiência no campo educacional |
author |
Ferreira, Aurino Lima |
author_facet |
Ferreira, Aurino Lima Brasil, Tatiana Lima Acioly-Régnier, Nadja Maria |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Tatiana Lima Acioly-Régnier, Nadja Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Aurino Lima Brasil, Tatiana Lima Acioly-Régnier, Nadja Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sociograma; Grupo; Educação. |
topic |
Educação Sociograma; Grupo; Educação. |
description |
Esta pesquisa objetivou apresentar os deslocamentos grupais vivenciados por quatorze adolescentes que faziam parte de uma experiência educativa que buscava promover o desenvolvimento de relações interpessoais. Através de sociogramas indicamos o lugar que cada participante ocupou dentro do grupo; os líderes e as configurações de subgrupos, isolados, periféricos e solitários que se formaram na sua constelação antes e após a intervenção. Apontamos um aumento das relações congruentes no espaço grupal, sugerindo uma melhoria das relações grupais. O uso do sociograma pode fornecer elementos para o planejamento de intervenções com vistas a melhoria na qualidade das relações interpessoais no campo educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p137-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3478/2202 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3478/1182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 137-166 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021956329472 |