Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100019 |
Resumo: | Este artigo relata pesquisa sobre educação inclusiva; teve como objetivos comparar escolhas e rejeições dos alunos considerados em situação de inclusão pelas escolas com seus colegas e os motivos para essas escolhas e rejeições. Construiu-se uma Escala de Proximidade entre alunos, que foi aplicada em duas classes: uma do ensino público (um aluno considerado em situação de inclusão) e outra do ensino particular (três alunos considerados em situação de inclusão). Observou-se que não houve diferenças entre os dois grupos de alunos, em ambas as classes, no que se refere à frequência de escolha ou rejeição e em relação aos motivos. Os motivos dados para escolher ou não colegas para a execução de tarefas escolares denotam um ideal de produtividade e relações de competição; quanto às relações sociais como brincar ou ir à casa do colega, valorizou-se ser "legal" e "amigo". |
id |
ABRAPSO-1_45ec62159644ea2cb29b13af7a14a1ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822013000100019 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunoseducação inclusivasociogramapreconceitoEste artigo relata pesquisa sobre educação inclusiva; teve como objetivos comparar escolhas e rejeições dos alunos considerados em situação de inclusão pelas escolas com seus colegas e os motivos para essas escolhas e rejeições. Construiu-se uma Escala de Proximidade entre alunos, que foi aplicada em duas classes: uma do ensino público (um aluno considerado em situação de inclusão) e outra do ensino particular (três alunos considerados em situação de inclusão). Observou-se que não houve diferenças entre os dois grupos de alunos, em ambas as classes, no que se refere à frequência de escolha ou rejeição e em relação aos motivos. Os motivos dados para escolher ou não colegas para a execução de tarefas escolares denotam um ideal de produtividade e relações de competição; quanto às relações sociais como brincar ou ir à casa do colega, valorizou-se ser "legal" e "amigo".Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100019Psicologia & Sociedade v.25 n.1 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822013000100019info:eu-repo/semantics/openAccessCrochík,José LeonFreller,Cintia C.Dias,Marian Ávila de Lima eFeffermann,MarisaNascimento,Rafael Baioni doCasco,Ricardopor2013-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000100019Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2013-05-14T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
title |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
spellingShingle |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos Crochík,José Leon educação inclusiva sociograma preconceito |
title_short |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
title_full |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
title_fullStr |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
title_sort |
Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos |
author |
Crochík,José Leon |
author_facet |
Crochík,José Leon Freller,Cintia C. Dias,Marian Ávila de Lima e Feffermann,Marisa Nascimento,Rafael Baioni do Casco,Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Freller,Cintia C. Dias,Marian Ávila de Lima e Feffermann,Marisa Nascimento,Rafael Baioni do Casco,Ricardo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crochík,José Leon Freller,Cintia C. Dias,Marian Ávila de Lima e Feffermann,Marisa Nascimento,Rafael Baioni do Casco,Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusiva sociograma preconceito |
topic |
educação inclusiva sociograma preconceito |
description |
Este artigo relata pesquisa sobre educação inclusiva; teve como objetivos comparar escolhas e rejeições dos alunos considerados em situação de inclusão pelas escolas com seus colegas e os motivos para essas escolhas e rejeições. Construiu-se uma Escala de Proximidade entre alunos, que foi aplicada em duas classes: uma do ensino público (um aluno considerado em situação de inclusão) e outra do ensino particular (três alunos considerados em situação de inclusão). Observou-se que não houve diferenças entre os dois grupos de alunos, em ambas as classes, no que se refere à frequência de escolha ou rejeição e em relação aos motivos. Os motivos dados para escolher ou não colegas para a execução de tarefas escolares denotam um ideal de produtividade e relações de competição; quanto às relações sociais como brincar ou ir à casa do colega, valorizou-se ser "legal" e "amigo". |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822013000100019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.25 n.1 2013 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212533478096896 |