Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753
Resumo: Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade.
id METO-3_af71a4aef6eae3be321516524889b31a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3753
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no BrasilEducação; Ciências Humanas; Educação SuperiorEducação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa.Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Rodrigo Tarcha Amaral de2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/375310.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 43-652238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753/2246Brasil; América Latina.Século XXI; Contemporaneidade.Educação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3753Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
title Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
spellingShingle Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de
Educação; Ciências Humanas; Educação Superior
Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa.
title_short Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
title_full Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
title_fullStr Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
title_full_unstemmed Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
title_sort Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
author Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de
author_facet Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Educação Superior
Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa.
topic Educação; Ciências Humanas; Educação Superior
Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa.
description Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753/2246
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; América Latina.
Século XXI; Contemporaneidade.
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 43-65
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021997223936