Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade. |
id |
METO-3_af71a4aef6eae3be321516524889b31a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3753 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no BrasilEducação; Ciências Humanas; Educação SuperiorEducação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa.Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Rodrigo Tarcha Amaral de2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/375310.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 43-652238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753/2246Brasil; América Latina.Século XXI; Contemporaneidade.Educação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3753Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
title |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
spellingShingle |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de Educação; Ciências Humanas; Educação Superior Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa. |
title_short |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
title_full |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
title_fullStr |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
title_sort |
Breve panorama da pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil |
author |
Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de |
author_facet |
Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodrigo Tarcha Amaral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Humanas; Educação Superior Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa. |
topic |
Educação; Ciências Humanas; Educação Superior Educação Superior; Confessionalidade; Neoliberalismo; Pesquisa. |
description |
Este trabalho apresenta um breve panorama sobre a situação atual da pesquisa a respeito da confessionalidade na educação superior no Brasil, inquirindo sobre sua natureza e lugar no universo acadêmico, suas implicações no cenário sociocultural e relação com o mercado educacional. Apoiado em autores que tratam do cenário econômico neoliberal mundial como pano de fundo das transformações do modelo de gestão, concepção e função das instituições de ensino superior confessionais, foram articulados cinco eixos temáticos e dois tipos de abordagem educacional mais, recorrentemente, tratados na pesquisa sobre a confessionalidade na educação superior no Brasil. Este é um tema pouco explorado como campo investigativo na área educacional, em parte por existir certo desinteresse e ao mesmo tempo, resistência em tratar sobre a confessionalidade, posto que, tanto outrora como hoje, este segmento de IES representa, em certa medida, posição contrária à perspectiva utilitarista e produtivista que considera a educação como um serviço comercial. Há uma inquestionável pressão ideológica e operacional para que as IES revisem, respectivamente, suas concepções identitárias e funções socioculturais na comunidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p43-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3753/2246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina. Século XXI; Contemporaneidade. Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 43-65 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021997223936 |