Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Antonio Serafim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873
Resumo: O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.   
id METO-3_b13386647d78fd1719da2092aa4efb0c
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3873
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análiseEducaçãoReforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.   Universidade Metodista de PiracicabaPereira, Antonio Serafim2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/387310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 49-642238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873/2291BrasilDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3873Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
title Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
spellingShingle Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
Pereira, Antonio Serafim
Educação
Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.
title_short Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
title_full Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
title_fullStr Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
title_full_unstemmed Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
title_sort Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
author Pereira, Antonio Serafim
author_facet Pereira, Antonio Serafim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Antonio Serafim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.
topic Educação
Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.
description O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873/2291
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 49-64
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021131100160