Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873 |
Resumo: | O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. |
id |
METO-3_b13386647d78fd1719da2092aa4efb0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3873 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análiseEducaçãoReforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar.O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. Universidade Metodista de PiracicabaPereira, Antonio Serafim2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/387310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 49-642238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873/2291BrasilDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3873Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
title |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
spellingShingle |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise Pereira, Antonio Serafim Educação Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. |
title_short |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
title_full |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
title_fullStr |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
title_full_unstemmed |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
title_sort |
Reforma e inovação educativas: o cotidiano como perspectiva de análise |
author |
Pereira, Antonio Serafim |
author_facet |
Pereira, Antonio Serafim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Antonio Serafim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. |
topic |
Educação Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. |
description |
O presente trabalho põe em relevo os tópicos constitutivos da reflexão que empreendemos sobre reforma e inovação educativas na perspectiva do cotidiano escolar, muitas vezes obscurecida pelos reformadores e pesquisadores interessados na proposição e/ou análise de políticas educativas, tendo como referência Asperella (2013), Heller (1982, 2000), Rockwell (1997a, 1997b) e Zibas (1997), entre outras contribuições teóricas. Iniciamos tecendo considerações sobre reforma e inovação educativas e a problemática que as envolve. Em seguida, nos detemos de forma mais demorada na inovação educativa, salientando seu caráter político, cultural e cotidiano como subsídio para melhor compreender suas relações com as reformas educativas oficiais no que se refere aos seus destinos e impactos no interior das instituições escolares. Por fim, referimo-nos a algumas questões que abarcam a análise da inovação educativa, tendo o cotidiano escolar como perspectiva para analisá-la, compreendê-la e implementá-la. Palavras-chave: Reforma; Inovação; Educação; Cotidiano escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p49-64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3873/2291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 49-64 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021131100160 |