INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299 |
Resumo: | Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF. |
id |
UFG-4_c6cb3bd140a643b69c8ca3f33e26606e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45299 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICAEducação FísicaEscolaInovação PedagógicaCotidiano Escolar.Educação Física EscolarCom o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4529910.5216/rpp.v21i2.45299Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraAlbuquerque Vieira, Pollyane de BarrosNeto, Luiz SanchesFreire, Elisabete dos Santos2018-08-02T01:44:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45299Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:17.389480Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
title |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Maldonado, Daniel Teixeira Educação Física Escola Inovação Pedagógica Cotidiano Escolar. Educação Física Escolar |
title_short |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
title_full |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
title_sort |
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA |
author |
Maldonado, Daniel Teixeira |
author_facet |
Maldonado, Daniel Teixeira Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros Neto, Luiz Sanches Freire, Elisabete dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros Neto, Luiz Sanches Freire, Elisabete dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Daniel Teixeira Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros Neto, Luiz Sanches Freire, Elisabete dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Inovação Pedagógica Cotidiano Escolar. Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Escola Inovação Pedagógica Cotidiano Escolar. Educação Física Escolar |
description |
Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299 10.5216/rpp.v21i2.45299 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.45299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858769711104 |