INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros, Neto, Luiz Sanches, Freire, Elisabete dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299
Resumo: Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.
id UFG-4_c6cb3bd140a643b69c8ca3f33e26606e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45299
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICAEducação FísicaEscolaInovação PedagógicaCotidiano Escolar.Educação Física EscolarCom o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4529910.5216/rpp.v21i2.45299Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraAlbuquerque Vieira, Pollyane de BarrosNeto, Luiz SanchesFreire, Elisabete dos Santos2018-08-02T01:44:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45299Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:17.389480Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
title INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
spellingShingle INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação Física
Escola
Inovação Pedagógica
Cotidiano Escolar.
Educação Física Escolar
title_short INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
title_full INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
title_fullStr INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
title_sort INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros
Neto, Luiz Sanches
Freire, Elisabete dos Santos
author_role author
author2 Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros
Neto, Luiz Sanches
Freire, Elisabete dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Albuquerque Vieira, Pollyane de Barros
Neto, Luiz Sanches
Freire, Elisabete dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Escola
Inovação Pedagógica
Cotidiano Escolar.
Educação Física Escolar
topic Educação Física
Escola
Inovação Pedagógica
Cotidiano Escolar.
Educação Física Escolar
description Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299
10.5216/rpp.v21i2.45299
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i2.45299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858769711104