Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto (in memorian), Maria Aparecida Santos Corrêa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Patrícia GomeS Rufino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054
Resumo: objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico--racial e suas tessituras a partir das experiências do núcleo de estudos afro-brasileiros (neab) da universidade Federal do espírito santo (uFes), no período de 2010-2012. a fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográfi- cos do brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afro- descendentes. os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, peda- gógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho esco- lar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em ter- ritórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos núcleos de estudos afro-brasileiros (neabs), constituídos nas instituições de ensino superior (ies), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promo- ção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial.
id METO-3_bb4b2328469eae351c82c00f1bd98254
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2054
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racialWeavings and reflections on the in-service training for teachers in ethnic and racial educationrelações étnico-raciais. formação continuada. educação antirracismoethnic/racial relations. in-service training. anti-racism education.objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico--racial e suas tessituras a partir das experiências do núcleo de estudos afro-brasileiros (neab) da universidade Federal do espírito santo (uFes), no período de 2010-2012. a fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográfi- cos do brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afro- descendentes. os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, peda- gógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho esco- lar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em ter- ritórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos núcleos de estudos afro-brasileiros (neabs), constituídos nas instituições de ensino superior (ies), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promo- ção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial. The research participants were teachers, educators and managers who work with basic education at the state educational system. it proposes connected movements of participa- tory observation and interviews. among other aspects, it highlights the fact that one of the main ways toward the improvement and organization of the school and pedagogical work is the understanding that the african worldview, as reinvented in the brazilian territories, contributes to the enrichment of the discussions over several issues. The conclusion is that the investigative actions of the african-brazilian studies Centers (neabs), existing at the higher education brazilian institutions (ies), should take into consideration the affirmation of the multiethnic nature of brazilian society, the training of teachers to bring about racial equality, and the elimination of all sources of discrimination and racial inequality.Universidade Metodista de PiracicabaBarreto (in memorian), Maria Aparecida Santos CorrêaAndrade, Patrícia GomeS Rufino2014-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/205410.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p91-106Comunicações; v. 21, n. 1 (2014); 91-1062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054/1260Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T16:48:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2054Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T16:48:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
Weavings and reflections on the in-service training for teachers in ethnic and racial education
title Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
spellingShingle Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
Barreto (in memorian), Maria Aparecida Santos Corrêa
relações étnico-raciais. formação continuada. educação antirracismo
ethnic/racial relations. in-service training. anti-racism education.
title_short Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
title_full Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
title_fullStr Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
title_full_unstemmed Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
title_sort Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
author Barreto (in memorian), Maria Aparecida Santos Corrêa
author_facet Barreto (in memorian), Maria Aparecida Santos Corrêa
Andrade, Patrícia GomeS Rufino
author_role author
author2 Andrade, Patrícia GomeS Rufino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto (in memorian), Maria Aparecida Santos Corrêa
Andrade, Patrícia GomeS Rufino
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv relações étnico-raciais. formação continuada. educação antirracismo
ethnic/racial relations. in-service training. anti-racism education.
topic relações étnico-raciais. formação continuada. educação antirracismo
ethnic/racial relations. in-service training. anti-racism education.
description objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico--racial e suas tessituras a partir das experiências do núcleo de estudos afro-brasileiros (neab) da universidade Federal do espírito santo (uFes), no período de 2010-2012. a fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográfi- cos do brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afro- descendentes. os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, peda- gógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho esco- lar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em ter- ritórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos núcleos de estudos afro-brasileiros (neabs), constituídos nas instituições de ensino superior (ies), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promo- ção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p91-106
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p91-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054/1260
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 21, n. 1 (2014); 91-106
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021950038016